AGERBA responde ao site Visão Cidade
A redação do site Visão Cidade recebeu algumas perguntas de leitores e usuários do sistema ferry-boat e das lanchas que fazem a travessia Salvador-Mar Grande, muito delas bastante significativas no intuito de informar aos nossos leitores e para toda a sociedade que utiliza o sistema ferry-boat e as lanchas que buscamos informações com a Agência Reguladora do Transporte a AGERBA que nos respondeu aos questionamentos feitos por todos que nos segue, abaixo todas as perguntas e respostas dos questionamentos.
Ferry Boats:
1. Quando estão previstas as novas embarcações para o sistema de Ferry-Boat?
Resp.: Está sendo realizada pela SEINFRA licitação para compra de nova embarcação para o sistema Ferry-Boat.
2. Existe um plano para implementar o serviço de catamarã para passageiros no sistema de Ferry-Boat?
Resp.: Este Núcleo desconhece a existência de processo acerca da implementação de plano de uso de catamarã no sistema Ferry-Boat.
3. Quando as passarelas de pedestres em São Joaquim e Bom Despacho voltarão a funcionar?
Resp.: Está sendo analisada a segurança do gentioduto para uso de pedestres antes de se decidir se voltarão a funcionar.
4. Quais iniciativas a AGREBA planeja adotar para reduzir os transtornos causados pelas longas filas de acesso aos embarques de veículos no sistema de Ferry-Boat?
Resp.: Compra de um novo Ferry-Boat
Lanchas:
1. Quais medidas de segurança são implementadas nas lanchinhas que fazem a travessia Salvador/Mar Grande?
Resp.: a Segurança da navegação é competência da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil.
2. Por que existem preços diferenciados de passagens nos terminais de Salvador e Mar Grande?
Resp.: A passagem do transporte hidroviário no trecho Salvador X Vera Cruz das empresas concessionárias não tem diferença de valor. Entretanto a tarifa de uso do Terminal Marítimo de Vera Cruz (TUTE), não é cobrada em Vera Cruz.
3. Existe a possibilidade de oferecer tratamento especial aos moradores da Ilha nos dias de maior demanda?
Resp.: Até a presente data não existe essa possibilidade.
Regulamentação:
1. Quais são as responsabilidades da Agência (AGREBA) no que diz respeito à regulamentação de cada sistema de transporte?
Resp.: Quanto ao transporte hidroviário a AGERBA cabe a regulamentação da prestação do serviço através de edição de resolução, estabelecimento de tarifa, gestão do contrato de concessão/permissão, fiscalização da prestação do serviço público.
Ascom
Visão Cidade