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Prefeitura realiza mutirão para emissão da carteira de identificação da pessoa com autismo neste sábado (18)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), realiza um mutirão neste sábado (18), das 8h às 12h, na sede do órgão (Rua Miguel Calmon, 28, Comércio), para ampliar o acesso ao serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento foi criado com o objetivo de facilitar o reconhecimento a pessoas autistas em espaços públicos e privados. Quem participar do mutirão já sairá do atendimento com a carteirinha em mãos.

“Hoje eu percebo a necessidade de um espaço como esse aqui, pois a carteira é necessária para que os direitos dos autistas sejam respeitados. Nos preocupamos em disponibilizar o serviço em um local reservado, que ofertasse o acolhimento necessário para que o autista não se sinta desconfortável no ambiente, durante o atendimento”, ressaltou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

O serviço vai funcionar de forma continuada na sede da secretaria, e os familiares de pessoas com TEA podem fazer a solicitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. A requisição pode ser feita também pela internet, através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/servico/carteirinha-ciptea91 .

Após o requerimento, tanto presencial quanto de forma remota, a carteira será emitida no prazo de 30 dias e retirada na sede da secretaria, ou impressa na residência, com o arquivo recebido pelo e-mail cadastrado.

Os documentos para solicitação da CIPTEA são: RG, CPF (pessoa com TEA, caso seja menor de 18 anos, o acompanhante responsável também precisa apresentar o RG e CPF); foto 3×4; comprovante de residência de Salvador; laudo médico com carimbo e CRM do médico responsável.

Foto: Divulgação/ Sempre

SECOM

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