Frente do Carnaval busca melhorias para a festa
A Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval realizou a sua primeira reunião, na quarta-feira (1º), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. O objetivo principal do colegiado presidido pelo vereador Henrique Carballal (PDT) é buscar melhorias para a realização da festa em 2024, partindo do estudo dos pontos frágeis do Carnaval realizado neste ano.
De acordo com os integrantes da Frente Parlamentar, devem ocorrer mudanças na Lei Orgânica do Município (LOM), que é uma espécie de Constituição Municipal, e também nas leis complementares, que têm por objetivo detalhar matérias já previstas na Lei Orgânica, além de possíveis ajustes relacionados às entidades ligadas ao Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar).
“Outro assunto importante que fiz questão de trazer para a mesa diz respeito ao espaço. É pertinente que seja feito um estudo de ocupação ambiental da festa, que será realizado pela Ufba, que já fez isso em outros momentos, em convênio com a Câmara, que vai intermediar a ação em parceria com a Prefeitura de Salvador e com o Governo do Estado. Na oportunidade, também recomendamos que a força de segurança nos portais seja reforçada, para proibir a entrada de pistolas d’água nos circuitos”, afirmou Carballal.
Além disso, fizeram parte da pauta da reunião: os patrocínios que envolvem o Carnaval, as condições de trabalho dos ambulantes e a segurança da festa de forma ampla, envolvendo todos os órgãos municipais e estaduais que estão inseridos neste contexto.
Participaram da reunião os vereadores Henrique Carballal, Sidninho (Podemos), Claudio Tinoco (União), Duda Sanches (União), Sílvio Humberto (PSB) e Arnando Lessa (PT). Também fazem parte da Frente Parlamentar os vereadores Luiz Carlos Suíca (PT), Fábio Souza (SD) e Paulo Magalhães Júnior (União).
A próxima reunião do colegiado deve ocorrer no próximo dia 15 de março.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: Visão Cidade)