Augusto Vasconcelos comemoraa cordo de proteção dos oceanos
O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) repercutiu na Câmara Municipal de Salvador o Tratado do Alto Mar, entre os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), para viabilizar uma maior proteção dos oceanos. A entidade fez o anúncio do acordo, neste mês. Foram 15 anos de negociações. O tratado traz diretrizes para colocar 30% dos mares sob proteção até 2030.
“É de conhecimento público a importância de proteger a vida marinha e enfrentar o processo de aquecimento global, mas esses temas sempre esbarram em poderosos interesses econômicos e geopolíticos que travam avanços”, disse Augusto Vasconcelos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia Azul.
Na avalição de Augusto Vasconcelos, “trata-se de um acordo histórico que viabiliza a criação de normas mais coordenadas para a proteção das águas internacionais que ficam a 200 milhas náuticas da costa”.
“A Bahia, por ser o estado brasileiro com o maior litoral, e Salvador, em especial, por ser a capital da Amazônia Azul, têm uma responsabilidade gigantesca com o tema”, ressaltou o parlamentar.
ONU
O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou os países-membros por terminarem o texto do Tratado do Alto Mar para proteger 30% dos oceanos do mundo e garantir a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas fora da jurisdição nacional.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)