Pesquisa contratada pelo jornal A Tarde aponta liderança de ACM Neto e crescimento de Jerônimo Rodrigues
Um dos mais tradicionais jornais do Brasil, A Tarde abriu mão dos institutos tradicionais e contratou o AtlasIntel ligado ao portal Atlas Político. Empresa tem como sócio Andrei Roman, colunista do El Pais. Em 2020 realizou 17 pesquisas gratuitas ao custo de R$ 355 Mil Reais. Capital social da AtlasIntel é de R$ 200 Mil Reais
Uma nova pesquisa sobre a sucessão ao governo da Bahia foi publicada neste domingo (17). Contratada pelo jornal A Tarde, o levantamento chama atenção não pelo resultado, mas pela polêmica que vem causando. O União Brasil, legenda do ex-prefeito ACM Neto, acionou o TRE Bahia alegando graves irregularidade na aplicação da pesquisa.
Segundo a denúncia da legenda, encaminhada ao desembargador Roberto Maynard Frank e assinada pelo advogado Admir Ismerim, “a sondagem funciona como uma enquete de internet. Ao clicar no link, a pessoa escolhe opções para presidente, governador e senador. O link pode ser compartilhado por qualquer pessoa, o que representa um grave descumprimento dos princípios que regem as pesquisas eleitorais. Ou seja, não segue nenhum critério amostral já que pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato”.
União Brasil na Bahia ingressou com a representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo suspensão da divulgação da pesquisa de intenção de votos feita pela empresa AtlasIntel.). A peça, encaminha ao presidente TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, neste sábado (16), denuncia que a referida empresa, sob viés disfarçado de enquete, promove um levantamento “ao arrepio dos dizeres positivados na legislação vigente”.
No pedido, o União Brasil solicitou a antecipação da tutela da ação para que o levantamento na seja publicado. O partido alega que o levantamento, na verdade, funcionaria como uma enquete de internet, onde pode-se distribuir um link a via internet para qualquer pessoa, fato que descumpriria os princípios que regem as pesquisas eleitorais. Ou seja, não segue nenhum critério amostral já que pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato.
O levantamento está registrado no TRE Bahia sob o nº BA-02664/2022 e aponta que foram realizadas 1600 entrevistas em 330 dos 417 municípios da Bahia. Entretanto, não fica claro como os questionários foram aplicados. A metodologia da pesquisa é escrita como, “Pesquisa quantitativa com coleta aleatória via questionário estruturado web e pós-estratificação da amostra de acordo com as características do eleitorado do Estado da Bahia.”. Ou seja, não se sabe se há pesquisadores que, de forma tradicional, entrevistaram eleitores em loco ou se foi utilizado software especifico para interação via telefone, por exemplo.
Outro ponto nebuloso, a origem dos dados que alimentam o banco de dados acessado pela empresa em sua metodologia de aplicação de “questionário estruturado web e pós-estratificação”.
Naresenha