André Fraga lamenta tragédia ambiental no Recife
Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e agora Pernambuco. Só em 2022, cinco estados brasileiros passaram pelo mesmo evento climático extremo: muita chuva em pouco tempo. Até terça-feira, 31 de maio, eram mais de 100 mortos no Grande Recife. A observação é do vereador André Fraga (PV), presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara Municipal de Salvador, que lamentou a tragédia e se diz solidário às vítimas.
“Uma das consequências da crise climática é a ocorrência cada vez mais frequente de chuvas fortes e intensas. Enquanto a crise climática não for uma prioridade nacional, infelizmente vamos ter o mesmo problema em outras regiões do país. Vivemos uma tragédia anunciada!”, disse o presidente da Comissão.
Só em Recife, em apenas 24 horas, foram registrados 196 milímetros de chuva. No mês inteiro, a quantidade de chuva que caiu é 57% maior do que a média histórica, de acordo com a Defesa Civil do Estado. “E as mais impactadas são as pessoas que vivem em áreas de risco, que perderam seus familiares e todos os seus pertences em deslizamentos de terra. Presto toda a minha solidariedade ao povo pernambucano”, disse Fraga.
O vereador comentou a importância de uma ação nacional conjunta para lidar com esses desafios. “Num momento como este, é preciso de coordenação não só para ações de ajuda às vítimas e as operações de busca e resgate. Precisamos pensar em longo prazo em planos de mitigação e adaptação para fortalecer a Defesa Civil nos estados”, explica.
Câmara Municipal de Salvador
(Foto: VC)