Política

Prêmio Amabília Almeida de Visibilidade Feminina homenageia mulheres inspiradoras


Iniciativa da deputada Fabíola Mansur fomenta o empoderamento feminino

A 1ª edição do Prêmio Amabília Almeida de Visibilidade Feminina acontece na segunda-feira (11), às 14h, no Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia. Promovido pela deputada estadual Fabíola Mansur, o ato, que será realizado através da Comissão de Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia e Serviços Públicos, visa reconhecer e homenagear mulheres com atuação destacada na educação, saúde, cultura, política, empreendedorismo, agricultura familiar, ciência, tecnologia e em outros segmentos que inspirem o empoderamento feminino, colaborando na defesa dos direitos das mulheres.

A premiação leva o nome da educadora e política Amabília Almeida, que sempre teve como propósito de vida a luta em defesa dos direitos das mulheres. Como deputada estadual Constituinte, em 1986, Amabília conseguiu inserir na Constituição baiana um capítulo específico sobre os direitos da mulher, ato inédito no Brasil na época. Em sua vida pública, implantou o Centro de Profissionalização da Mulher, visando dar dignidade, profissão e cidadania às mulheres. Criou a Comissão Especial da Mulher na Câmara Municipal de Salvador, em 1984, e participou de lutas pela criação da Delegacia Especial de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.

“Amabília será sempre uma inspiração para nós. Um exemplo de retidão de caráter, de cidadania, de doação, de crença em seus ideais e em formar consciência de gênero. Ter a oportunidade de exaltar seu nome e, ao mesmo tempo, homenagear e visibilizar mulheres que também lutam pelo empoderamento feminino é uma satisfação dobrada”, destacou Mansur. 

Projeto de Resolução PRS 03003/2022

Paralelo à criação do prêmio, a deputada Fabíola deu entrada no PRS 03003/2022, solicitando a criação do diploma “Visibilidade Feminina Amabília Almeida”, para ser concedido, anualmente, pela Assembleia Legislativa no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Confira a lista das homenageadas:

✅ Amabília Almeida – Educadora, revolucionária, política e deputada estadual Constituinte.
✅ Adriana Santos – Fundadora e coordenadora nacional do coletivo Vai Ter Gorda.
✅ Carol Barreto – Criadora do projeto Modativismo.
✅ Cássia Valle – Museóloga, gestora cultural, escritora e pesquisadora.
✅ Giltânia Aquino – Professora especializada em Transtorno do Espectro Autista (TEA).
✅ Janda Mawusi – Pedagoga, educadora social e ativista, integra a Rede de Mulheres de Terreiro.
✅ Karine Oliveira – Fundadora da Wakanda Educação Empreendedora.
✅ Lídice da Mata – Deputada federal, foi senadora, prefeita de Salvador, deputada estadual e vereadora de Salvador.
✅ Alice Portugal – Deputada federal em seu 5 mandato.
✅ Marcia Teixeira – Advogada, promotora de Justiça e conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH.
✅ Pretas por Salvador – primeiro mandato coletivo da história da Bahia. Composto pelas co-vereadoras Laina Crisóstomo (advogada feminista, fundadora da Ong TamoJuntas), Cleide Coutinho (mulher negra, evangélica progressista, dirigente nacional do Movimento Nacional de Luta por Moradia) e Gleide Davis (estudante de Serviço Social, ativista contra o extermínio da juventude negra).
✅ Shirley Costa – Professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino da Bahia.
✅ Tiffany Odara – Yalorixà negra, travesti, transfeminista, escritora, educadora social e redutora de danos.
✅ Núcleo da DPE/BA – idealizador do Selo Escola Antirracista, formado pelas defensoras públicas Gisele Aguiar Ribeiro Pereira, Eva dos Santos Rodrigues, Laíssa Souza de Araújo Rocha e a servidora Eduarda Carvalho.
✅ Nancy Figueroa – Presidente da Rede das Mulheres Periféricas de Santo Amaro, onde faz um trabalho de incentivo ao empoderamento feminino.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *