NotíciasPolítica

Deputados oficializam migração partidária e alteram formação de blocos na ALBA

Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), 24 parlamentares trocaram de legenda durante a janela partidária. O período de 30 dias, que se encerrou em 1º de abril, é destinado a detentores de mandatos eletivos que queiram mudar de partido de olho nas eleições de 2 de outubro sem risco de perda do mandato por infidelidade partidária. A chamada janela partidária foi regulamentada pela reforma eleitoral realizada em 2015, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formar entendimento de que o mandato pertence ao partido, e não ao político eleito.

O partido União Brasil (UB), resultado da fusão do DEM com o PSL, foi o destino dos seguintes parlamentares: Dal (ex-PP), Marcelo Veiga (ex-PSB), Mirela Macedo (ex-PSD), Kátia Oliveira (ex-MDB), Soldado Prisco (ex-PSC), Robinho (ex-PP) e David Rios (ex-PSDB). Além dos recém-chegados, o UB teve oficializadas as permanências de cinco parlamentares do DEM: Alan Sanches, Luciano Simões Filho, Pedro Tavares, Sandro Régis e Tom Araújo.

O deputado Capitão Alden saiu do PSL e confirmou sua filiação ao PL. A deputada Talita Oliveira também deixou o PSL e migrou para o Republicanos. A legenda republicana foi também o destino do deputado Samuel Junior, antes integrante do PDT. Eleito pelo PP, o deputado Junior Muniz se mudou para o PT, agremiação que também recepcionou Euclides Fernandes (ex-PDT). Já o deputado Tum, que se elegeu pelo PSC, oficializou seu ingresso nas fileiras do Avante. O decano da ALBA, deputado Jurandy Oliveira, saiu do PP e aderiu ao PSB. O PDT passará a contar com o deputado Carlos Ubaldino, que deixou o PSD ao fim da janela partidária, e se juntará ao correligionário Leo Prates. Por fim, o PV foi destino dos deputados Alan Castro (ex-PSD), Marquinho Viana (ex-PSB), Roberto Carlos (ex-PDT) e Vitor Bonfim (ex-PL).

Ao fim da janela partidária, o MDB ficou sem representante no Legislativo baiano. Por outro lado, o PV passou a ter quatro legisladores.

      Confira a relação dos parlamentares que mudaram de legenda partidária:


PARLAMENTAR

PARTIDO EM QUE ESTAVA

PARTIDO ATUAL
Alan CastroPSDPV
Alan SanchesDEMUnião Brasil
Capitão AldenPSLPL
Carlos UbaldinoPSDPDT
DalPPUnião Brasil
David RiosPSDBUnião Brasil
Euclides FernandesPDTPT
Junior MunizSem PartidoPT
Jurandy OliveiraPPPSB
Kátia OliveiraMDBUnião Brasil
Luciano Simões FilhoDEMUnião Brasil
Marcelinho VeigaPSBUnião Brasil
Marquinho VianaPSBPV
Mirela MacedoPSDUnião Brasil
Pedro TavaresDEMUnião Brasil
Roberto CarlosPDTPV
RobinhoPPUnião Brasil
Samuel JuniorPDTRepublicanos
Sandro RégisDEMUnião Brasil
Soldado PriscoPSCUnião Brasil
Talita OliveiraPSLRepublicanos
Tom AraújoDEMUnião Brasil
TumPSCAvante
Vitor BonfimPLPV

Blocos partidários

Com a definição das mudanças partidárias, a ALBA passou a ter novas formações de blocos partidários. O último ofício deferido pelo presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes (PSD), instituiu o bloco PC do B/Avante/Patriota, com liderança de Josafá Marinho (Patriota) e vice-liderança de Zó (PC do B). O ato foi publicado no Diário Oficial do Parlamento no último dia 14.

Antes disso, outros quatro blocos partidários já tinham sido oficializados. O maior bloco partidário foi criado entre União Brasil e PL, com 13 parlamentares. O grupo terá como líder o deputado Tom Araújo (UB), e como vices os deputados David Rios, Dal e Robinho.

Já o bloco Republicanos/PSDB/PDT terá oito parlamentares e será liderado pelo deputado Samuel Junior (PDT). Além disso, terá como vice-líderes Jurailton Santos (Republicanos) e Leo Prates (PDT).

Outro bloco cuja formação foi autorizada pelo presidente da ALBA é formado pelo PP e PSC e terá o deputado Eduardo Sales (PP) como líder. Os vice-líderes escolhidos são Niltinho (PP) e Laerte do Vando (PSC), único parlamentar da sigla no bloco.

O bloco partidário PSB/PV possui oito deputados e será presidido por Alex Lima (PSB), tendo na vice-liderança os deputados Angelo Almeida (PSB) e Vitor Bonfim (PV).

De acordo com o regimento interno da Casa, o partido que possui ao menos 1/10 do total de parlamentares não precisa formar bloco com outra agremiação, formando, por si só, uma bancada. É o caso de PT e PSD. O deputado Hilton Coelho, do Psol, não informou, até o fechamento desta edição, adesão a algum bloco.

Veja como ficou a constituição dos novos blocos partidários na ALBA:


UB/PL

PP/PSC

PV/PSB

REPUB/PSDB/PDT

PCDOB/AVANTE/PATRIOTA
Alan Sanches(UB)
Aderbal Fulco Caldas(PP)
Alan Castro(PV)
José de Arimateia (Republicanos)

Bobô(PC do B)
Dal(UB)Marquinho Viana (PV)
David Rios(UB)
Antonio Henrique Júnior (PP)

Roberto Carlos (PV)

Jurailton Santos (Republicanos

Fabrício Falcão(PC do B)
Kátia Oliveira(UB)
Luciano Simões Filho (UB)Eduardo Salles(PP)Vitor Bonfim(PV)Samuel Júnior (Republicanos)Olivia Santana(PC do B)
Marcelinho Veiga (UB)Luiz Augusto(PP)Alex Lima(PSB)Talita Oliveira (Republicanos)Zó(PC do B)
Capitão Alden (PL)
Nelson Leal(PP)

Angelo Almeida (PSB)

Paulo Câmara (PSDB)

Tum(Avante)
Mirela Macedo(UB)
Pedro Tavares (UB)Niltinho(PP)Fabíola Mansur (PSB)Tiago Correia (PSDB)Josafá Marinho (Patriota)
Robinho (UB)
Sandro Régis (UB)
Laerte do Vando (PSC)

Jurandy Oliveira (PSB)

Leo Prates(PDT)

Leo Prates(PDT)
Soldado Prisco (UB)
Tom Araújo (UB)
(ALBA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *