WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar: o que se sabe e o que não se sabe sobre a instabilidade
WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo estão relatando dificuldade para acessar os 3 serviços – todos eles pertencem ao Facebook.
Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?
O termo WhatsApp se tornou o primeiro nos Trending Topics do Twitter no Brasil por volta das 12h50. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, que segue no ar, passou a ser o segundo mais comentado.
Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil e, para o Facebook, 5 mil.
O que dizem as redes?
Ao g1, o Facebook informou que está investigando o motivo dessa instabilidade. No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
E o Instagram tuitou: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Qual a reação dos internautas?
A instabilidade rendeu memes e reações no Twitter.
É a primeira vez que isso acontece?
Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado durante cerca de 2h30. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha foi causada por um ajuste de configuração.
O que ainda falta ser explicado:
Qual o motivo da instabilidade?
Ainda não se sabe o que levou Instagram, Facebook e WhatsApp a ficarem fora do ar.
A falha tem relação com as operadoras?
Não existem informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook com instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também cresceram nesta segunda-feira (4).
Site que recolhe reclamações registra picos para Claro, Vivo, TIM e Oi! Nos EUA, há queixas sobre Amazon Web Services, Google, T-Mobile, e AT&T.
O que Zuckerberg disse sobre a falha?
Até o momento, Mark Zuckerberg não se pronunciou sobre a instabilidade nos serviços do Facebook.
(G1)