Feirantes avaliam funcionamento da Rótula da Feirinha um mês após entrega
Os feirantes que atuam na nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X já sentem as mudanças após um mês no novo espaço, que foi entregue pela Prefeitura no início de setembro passado. No local, que vende desde frutas e verduras até roupas e utilidades para o lar, os permissionários e clientes têm elogiado a requalificação e estão confiantes na alta das vendas.
A pedagoga Rita de Cássia Andrade mantém um quiosque junto com o marido, vendendo jogos americanos, panos de prato e itens decorativos. Ela afirma que ainda sente as vendas um pouco mornas, mas credita isso à pandemia e aos produtos que oferece, já que a procura maior é pelo hortifrúti exposto no local. “Eu acredito que a pandemia e o fim de mês influenciam nas vendas, mas estou confiante”.
O também comerciante Walney dos Santos aprovou a nova rótula da feirinha. Vendedor no local desde os 16 anos, Santos elogiou a reforma. “Agora tá qualidade, cada camelô no seu lugar e sem bagunça na rua. Para mim melhorou muito, estou vendendo bem, melhor do que antes”.
No quiosque de Santos, a dona de casa Diva Figueiredo aproveitou para fazer as compras. Aposentada, ela disse frequentar pouco a feira, mas gostou da reforma. “Ficou ótima, mais organizada, mais limpa, mais fácil de achar os produtos e mais higienizada”.
Espaço – Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, recurso que serve para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem, para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.
Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, madeirite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários, que vendem frutas e hortaliças e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.
SECOM
Foto: Jefferson Peixoto/Secom