Votação da LDO está prevista para a próxima semana
Na 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador, realizada de forma semipresencial na manhã desta segunda-feira (28), foi anunciado que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será votada na próxima semana. A atividade foi dirigida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), a partir do Plenário Cosme de Farias. A sessão abriu espaço para pronunciamentos pelo Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho.
Com relação à LDO, a vereadora e líder da Oposição, Marta Rodrigues (PT), sugeriu a dispensa dos prazos, interstícios e análise até o dia 30 de junho de todas as emendas para que a Lei de Diretrizes Orçamentárias entre em votação. O pleito foi acatado pelo presidente, líderes do Governo e Oposição e pelo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, Joceval Rodrigues (Cidadania).
“Por conta do cronograma aqui sugerido, de forma democrática, nós da Comissão de Orçamento resolvemos fazer uma reunião amanhã para apreciar as emendas e hoje encerramos o prazo para apresentação de emendas”, explicou Joceval.
LGBTQIA+
Durante a sessão, as vereadoras Laina Crisóstomo (PSOL), Marta Rodrigues (PT) e Maria Marighella (PT) usaram a tribuna para destacar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho. Laina ressaltou os casos de violência, falou sobre preconceito e sobre a baixa representatividade na política, inclusive sendo ela a única parlamentar assumidamente lésbica na Câmara Municipal de Salvador. “A gente sofre na pele o preconceito. Tenho medo de sair às ruas com minha companheira”, disse, emocionada.
Marta Rodrigues parabenizou a iniciativa do presidente Geraldo Júnior pela iluminação temática com as cores do arco-íris, que poderá ser vista a partir desta segunda-feira (28) e até o dia 30, na fachada da Câmara Municipal.
O vereador Isnard Araújo (PL) solicitou que a medida fosse votada por todos os membros da Casa. Votaram contra a homenagem em forma de iluminação os vereadores Isnard Araújo (PL), Débora Santana (Avante), Ricardo Almeida, Julio Santos (Republicanos), Anderson Ninho (PDT) e Orlando Palhinha (DEM), que se manifestaram com ato de repúdio no próprio plenário.
O vereador Claudio Tinoco (DEM) lembrou do aniversário do músico Raul Seixas, que completaria 76 anos nesta segunda (28). Em Salvador, a data é comemorada com o Dia Municipal do Rock, instituído em 1998.
Denúncia
O vereador Orlando Palhinha denunciou o subprefeito do Subúrbio Ferroviário, Marco Aurélio, que percorreu o bairro, no domingo (27), oferecendo “soluções para problemas”. “O papel que ele está desempenhando não condiz com o que ele está designado”, questionou Palhinha.
De acordo com o vereador, o coordenador prometeu 200 quilos de asfalto para uma comunidade para julho. “Ele tem que fazer as visitas durante a semana, com a equipe dele e com a representação do bairro. Me sinto usurpado quando um coordenador de prefeitura-bairro visita uma comunidade dizendo que vai resolver os problemas”, pontuou o parlamentar.
O presidente Geraldo Júnior solicitou que os parlamentares apresentem requerimento para convocação dos subprefeitos Marco Aurélio e Fábio da Mata. “A função dos subprefeitos é administrar o bairro com isenção, mas, muitas vezes, eles tomam partido”, pontuou Geraldo.
Os vereadores Átila do Congo (Patriota) e Ricardo Almeida (PSC) endossaram a fala de Palhinha e questionaram a ação de alguns subprefeitos. “Uma das prerrogativas do subprefeito é administrar o bairro como se fosse uma cidade, mas alguns subprefeitos têm se sentido prefeito”, disse Almeida.
Homenagens
O presidente Geraldo Júnior pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do empresário feirense, José Maria Vieira, ocorrido no domingo (27).
O vereador Edvaldo Brito (PSD) homenageou o ex-vereador e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Germano Tabacof, que morreu na madrugada desta segunda-feira (28).
Câmara Municipal de Salvador
Foto: Visão Cidade