Especialista alerta para aumento da procura pelos atendimentos nos gripários em Salvador
Nos últimos dias, o aumento da procura por atendimentos de urgência emergência nos gripários da capital baiana tem chamado atenção das equipes de saúde. Na primeira quinzena de abril, as seis unidades exclusivas para atendimento das síndromes gripais instaladas em Salvador tiveram juntas uma média de 265 atendimentos por dia. Já na última segunda-feira (17), somente o gripário do Pau Miúdo, unidade administrada pela FABAMED, registrou 269 acolhimentos.
De acordo com o coordenador médico do gripário do Pau Miúdo, Elmar Dourado, o aumento das ocorrências pode ser atribuído ao crescimento do contágio viral da Covid-19 na cidade, bem como, a sazonalidade, já que esse é historicamente o período do ano mais propício aos casos de síndromes gripais.
“O número de pacientes com síndromes respiratórias que têm buscado o serviço de saúde aumentou de forma significativa nos últimos dias, chegando ao nível de acolhimentos que registramos no auge da segunda onda. Essa situação pode ser atribuída a uma questão sazonal ou pelo fato do aumento do contágio pela
Covid-19 na cidade. De qualquer forma, a orientação é que as pessoas continuem mantendo os cuidados necessários de prevenção para evitar que o sistema de saúde volte a enfrentar uma situação crítica”, explicou o especialista
Em maio, os seis gripários implantados pela Prefeitura de Salvador nos Barris, Pau Miúdo, Parque São Cristóvão, Paripe, Pirajá e Ilha de Bom Jesus dos Passos registraram mais de 9,5 mil atendimentos. A unidade do pau Miúdo lidera o número de ocorrências com 3,1 mil pacientes acolhidos no período.
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Foto: Valter Pontes-SECOM