Hemoba realiza ‘Sabadão Solidário’ em quatro regiões e amplia horário de atendimento
O próximo sábado será de celebração nas unidades da Hemoba . Dois dos 28 pontos de coleta festejam aniversário esta semana: Senhor do Bonfim comemora 14 anos de unidade, enquanto o Hemocentro Regional de Barreiras completa três anos. Em Salvador e em Itapetinga, o ‘Sabadão Solidário’ estende o horário de atendimento das unidades neste sábado (22).
Em todas as unidades, os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, respeitando a demanda espontânea de doadores, ou por agendamento. Em Barreiras e em Itapetinga, os voluntários poderão doar das 8h às 12h. Os agendamentos podem ser realizados por meio dos telefones (77) 3613-3799 e (77) 3261-7697, respectivamente. Em Senhor do Bonfim, o atendimento será das 8h às 13h e pode ser agendado pelo telefone (74) 3541-3256.
Em Salvador, a sede da Hemoba, na Vasco da Gama, atenderá doadores de 12 motoclubes, mobilizados pelos moto grupos Pedra Angular, Mortalha Negra e Abutres, neste sábado (22), e o público geral das 7h às 12h30. Os agendamentos podem ser realizados pelo site da Hemoba, e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou telefone (71) 3116-5643. Já nos postos de coleta do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, o atendimento ocorre por demanda espontânea, das 10h às 18h.
Sobre a doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com a vacina da Coronavac, poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca e Pfizer, as pessoas podem doar após sete dias da vacinação. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.
Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Fernando Vivas