Trem: Impacto social para os moradores do Subúrbio Ferroviário
Com o anúncio da suspensão em que os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador ficaram sem fazer as suas viagens a partir do próximo dia 15 de fevereiro gerou na população Suburbana uma insatisfação muito grande por conta da situação em que vive a maioria dessas pessoas que são quem utiliza diariamente o trem do Subúrbio, não tenha dúvida que melhorias precisam ser feitas, não tenha dúvida que o projeto arrojado do VLT ele contemplará milhares e milhares de pessoas, porém o que é visto hoje na utilização desses trens sucateados e sem nenhuma condição de uso está no valor da passagem que hoje é de R$ 0,50 centavos (cinquenta centavos), enquanto a passagem do transporte coletivo urbano em Salvador é no valor de R$ 4,20 (quatro reais e vinte centavos), quem utiliza na verdade os trens do Subúrbio em sua maioria são pessoas que não tem a mínima condição de pagar o valor de R$ 4,20 na passagem de ônibus, muitos desses vão para o centro da cidade no trem até a Calçada e do último destino se deslocam para o centro da cidade a pé, destinos como Comércio e Avenida Sete essa é a realidade ‘nua e crua’ hoje de quem utiliza esse meio de transporte.
Se faz necessário que o governo do estado da Bahia faça uma análise minuciosa de como será feita essa compensação temporária, além de tudo como se fará com as pessoas que utilizam esse meio de transporte, não é o bastante se falar em colocar ônibus a mais com outras linhas, pois hoje o preço será de R$ 4,20 e no momento não resolve a situação dos que utilizam o trem, informação dada através do secretário Nelson Pelegrino em entrevistas concedidas a imprensa, o mesmo ressaltou que o governo do estado faz o subsídio das passagens do metrô e fará o subsídio da passagem do VLT deixando a entender que o mesmo será feito com a passagem dos trens, na realidade R$ 0,50 centavos não é o valor real e sim o valor de 4,20, uma matemática que não bate, pois desta forma o subsídio do governo do estado seria de R$ 3,70 na passagem do trem, fica uma pergunta ‘Como é feito esse subsídio, de que forma a empresa que administra os trens do Subúrbio recebe?’, pois 3% e 70% de subsídio + 50% dá um total de 4% e 20%, não tenha dúvida que essa é a matemática correta, agora essa informação de que a passagem do trem do Subúrbio é de R$ 4,20 fica-se a imaginar para onde está indo este subsídio.
Subúrbio Ferroviário
Na verdade, na verdade a população do Subúrbio precisa de uma atenção maior do governo do estado para esse impacto na economia daqueles que já são penalizados por uma renda per capita muito baixa, na verdade precisa-se buscar alternativas com que faça prevalecer a política da ‘boa vizinhança’ entre o povo e o governo, valendo ressaltar que essa é uma situação com o governo do estado que precisa ser discutida e analisada com maior veemência com a Casa do Povo a Câmara de Vereadores, prefeitura, Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) e governo do estado e com seus representantes legais que é o povo e assim se encontrar uma melhor maneira para se resolver toda esta situação até quando a obra do VLT estiver pronto aí assim satisfazendo a todos, fica uma ideia para o governo do estado colocar transporte nas estações de trem levando o povo até o bairro da Calçada pelo preço de R$ 0,50 centavos é só uma sugestão a ser analisada por todos.
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