EducaçãoMunicípiosNotíciasOpinião

Nota de repúdio contra o governo de Vera Cruz

A APLB sindicato foi excluída do processo de construção do referencial curricular municipail da educação de Vera Cruz-BA -2020

A APLB Sindicato dos Trabalhadores (as) da Educação do Estado da Bahia, Núcleo Sindical do Município de Vera Cruz/BA – com o apoio da Direção Executiva Estadual, emite NOTA DE REPUDIO, contra o comportamento antidemocrático do governo municipal de Vera Cruz, Secretaria de Educação, onde a mesma excluiu do processo a participação da APLB Sindicato Núcleo de Vera Cruz, na discussão e elaboração do Referencial Teórico Curricular, que irá direcionar os trabalhos pedagógicos da gestão da educação municipal nos próximos anos. Ressaltamos a seriedade do trabalho da professora e coordenadora do processo. Compreendemos com equidade o seu precioso papel, onde a mesma o organizou e foi a responsável na tentativa de buscar democratizar todo o processo. A professora coordenadora abriu a pauta para essa discussão instituindo no mínimo os ciclos de debates em eixos em comissões para instituir um mínimo de discussão com a nossa categoria. Ela sim! Ela tem de todos nós o total respeito pela ação proativa de tentar democratizar esse processo. Entretanto, o governo municipal, não respeitou a ação de incluir a APLB Sindicato e continua fazendo uma politica de desconstrução da ação da entidade inviabilizando a sua participação no processo de discussão e elaboração do documento base do referencial curricular da educação municipal. Discuti a educação, sua valorização e a de todos os trabalhadores e trabalhadoras em toda a Bahia é nossa razão de existir e o Referencial Curricular por si demonstra a necessidade da democratização da sua discussão, pois, assim traduz a lei. O Secretario da Educação de Vera Cruz, republicou um decreto municipal, com o nome de dois diretores da APLB Sindicato, porém, por se tratar de um decreto emitido em outra gestão da entidade já substituída, inclusive uma das diretoras não faz mais parte da atual direção da APLB Sindicato, foi então solicitado ao secretario, pela direção da APLB Sindicato a retificação do decreto, para a escolha do nome que representaria a entidade nessa atividade. Sendo assim, anteriormente não recebemos nenhum oficio nos comunicando que seriam retomados os trabalhos da elaboração dos currículos. Dessa forma, reiteramos que não participamos de nenhuma etapa dos processos de construção do Referencial Curricular de Vera Cruz- BA, organizados pela secretária e afirmamos a nossa posição crítica em relação ao comportamento do Secretário que chamou uma Audiência Púbica dando ênfase a entidades que não são municipais e deselegantemente desfaz da entidade principal que atua na defesa da Educação em nosso município e no estado da Bahia. É inadmissível um comportamento tão desrespeitoso, que privilegia alguns, principalmente o banco Itaú (muito estranho) e desconsidera as comunidades escolares que, efetivamente, fazem a educação desse país, bem como ignora em grande medida o esforço científico de pesquisadores e formadores dos profissionais da educação dedicados aos interesses da educação pública. Consideramos que professores e professoras de nossas escolas já praticam currículos de variadas maneiras e com conteúdos plurais. O modo como o processo foi conduzido subalterniza o diálogo com as comunidades escolares quanto às suas evidentes implicações nos processos de ensino-aprendizagem e avaliação, na produção das matrizes curriculares, na formação inicial e continuada de professores. Quando faz esse debate sem tempo hábil para construir uma Matriz curricular a altura do município. A professora que coordenou o debate fez um malabarismo para inserir nossos profissionais nesse processo. A autonomia das escolas se fragiliza com a lógica de centralização que os documentos instauram na educação escolar. Portanto, a proposta não tem legitimidade, pois não é fruto de um amplo debate coletivo e participativo e não respeita a luta histórica dos profissionais da educação, dos formadores dos profissionais da educação e dos pesquisadores do campo dedicados aos interesses da educação pública do município e nem tão pouco da APLB Sindicato entidade representativa da Educação na Bahia. É lamentável toda essa condução e principalmente a forma desrespeitosa ao pedir assinaturas nos bastidores para validação desse processo. É constrangedor toda essa situação diante do silêncio da ética, da moral, dos bons costumes e do respeito coletivo. NÃO! DIGA NÃO! A CONDUÇÃO DO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE VERA CRUZ AO PROCESSO DO REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE VERA CRUZ – BA.

APLB-VERA CRUZ