GeralNotícias

Milhares procuraram emprego através do teleatendimento do Simm

Mesmo diante da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), por intermédio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), tem dado continuidade à seleção de trabalhadores para as vagas de emprego em Salvador. Somente em junho passado, 2.936 pessoas entraram em contato com o serviço através de telefone.

O atendimento ao público, que anteriormente era realizado nas unidades físicas do Simm, foi devidamente transferido para o modo de teleatendimento. A medida foi adotada para seguir as recomendações de isolamento social, decretadas pelas autoridades municipais com o objetivo de evitar aglomerações.

Atualmente, o teleatendimento do órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, através dos números (71) 3202-2003 para vagas de emprego, (71) 3202-2001 para seguro desemprego, e 3202-2002 para atendimento ao microempreendedor. Os candidatos interessados nas vagas, disponibilizadas semanalmente nas redes sociais do Simm e Semtel, entram em contato com a equipe do serviço e são avaliados de acordo com os requisitos pré-exigidos pelos empregadores.

Aqueles que se adequam ao perfil da vaga são encaminhados para o processo seletivo na modalidade presencial. A atividade ocorre com o devido distanciamento social exigido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Desafio – A falta de qualificação tem sido um desafio identificado pelo serviço para que o candidato conquiste uma vaga no mercado de trabalho. Dos quase três mil atendimentos em junho, por exemplo, apenas 10,83% deste total foram encaminhados para seleção – um percentual equivalente à apenas 318 candidatos.

Daqueles que não se adequaram ao perfil das vagas, 17,74% não possuíam experiência; 2,89% não residiam em local próximo à empresa; e 2,92% não corresponderam aos requisitos de escolaridade. Para o diretor do Simm, Magno Felzemburgh, está cada vez mais difícil encontrar candidatos que se encaixem no perfil exigido pelas empresas.

“Além do número reduzido de vagas disponíveis no mercado de trabalho formal, identificamos também uma disparidade no alinhamento entre os perfis que se enquadrem nas vagas ofertadas e candidatos qualificados para o processo. Realmente, é um desafio que ainda tende a aumentar diante dos números reduzidos, fruto da pandemia da Covid-19 e da maior exigência das empresas neste cenário”, sinaliza Felzemburgh.

Demais interesses – Do total de atendimentos em junho, os candidatos ligaram também para obter diferentes tipos de informações. Em números representativos, 2,38% destes não possuíam cadastro no sistema de emprego do Simm; 62,77% fizeram contato para pesquisa aleatória de vagas; e 0,44% buscavam informações sobre o seguro-desemprego.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *