ItaparicaNotíciasOpiniãoVera Cruz

Ilha de Itaparica no combate a pandemia

Medidas foram tomadas para o combate da proliferação do vírus do covid-19 na Ilha de Itaparica, ambos municípios tomaram as suas devidas precauções e desenvolvem um trabalho na área de saúde para tal feito,o governo do estado disponibilizou através de uma parceria com as prefeituras o HGI (Hospital Geral de Itaparica) para que servisse de ponto de referência no combate de ambas as cidades, na realidade para toda região, é público e notório que tudo o que tem sido feito pelos municípios que compõem a Ilha de Itaparica estão deixando uma certa dúvida na sua eficaz, pois o que demonstra os quadros e relatórios são de um crescimento de casos, porém isso precisa ser divulgado com mais serenidade, a Ilha de Itaparica tem o seu potencial o veraneio, muitas das famílias que vão à ilha é com esse feito, porém neste período aconteceu uma demanda diferenciada de muitas famílias que residem no interior do estado, a exemplo Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Salvador, dentre outras que migraram para suas residências de veraneio nos loteamentos da Ilha como um todo, fala-se que transformou a ilha mais uma vez em um verão antecipado e com isso muitos destes veranistas importaram o vírus para as comunidades, atualmente se vê que estes mesmos vírus não são mais importados, são natural da própria Ilha o que preocupa.

Outro fato bastante interessante dá-se por conta das portarias do governo do estado impedindo o transporte intermunicipal entre as cidades cometidas pela pandemia, porém o transporte que faz a ligação entre a ilha e o continente mais precisamente com a cidade de Salvador só fecha nos domingos, sábados e feriados, ficando o resto do dias da semana de segunda a sexta-feira com seu fluxo normal e diga-se de passagem com o controle zero das empresas que prestam esse serviço em concessão com o governo do estado, no município de Vera Cruz e Itaparica hoje encontra-se barreiras sanitárias para conter o avanço dos vírus nos municípios, porém tudo isso é muito pouco, principalmente quando se refere a cooperação do povo, esse o mais afetado, porém o que se vê nas ruas dos municípios são pessoas em aglomerações, comércio aberto de forma reduzido de horário, aonde leva a concentração de pessoas para aquele momento, precisa se repensar essa estratégia no transporte alternativo este está correndo solto e sem nenhum controle,a redação do site Visão Cidade recebeu um relato de um morador de Vera Cruz.
Relato:

“Estive em Cacha Pregos neste sábado, 13 de junho; Distrito do município de Vera Cruz-BA, que tem um caso confirmado de Covid-19. Rodei a Vila, sem sair do carro. Impressionante como a grande maioria das pessoas, nas ruas, estava sem máscara. Grupo de jovens andando de bicicleta na Rua das Flores, sem máscara; vários grupos de mulheres (sentadas na BA-882, no cais do Porto, na Rua das Flores, na Rua Recuada e na Praça da Praia) batendo papo, sem máscaras; homens transitando, a pé ou de bicicleta, como em épocas remotas, sem máscara; grupo de familiares sentados na porta de casa, na Rua da Coréa, sem máscara. Pouquíssimas máscaras eu vi, menos ainda quem as estava usando corretamente, pois, dessas pouquíssimas, quase todas estavam penduradas nos dedos ou debaixo do queixo. Será que a notícia da Pandemia do Novo Coronavírus ainda não chegou lá?”

Perguntas pertinentes tem chegado a nossa redação, então a redação do site Visão Cidade transferiu essas perguntas para a Secretaria de Comunicação e as Secretárias de Saúde de ambos municípios, porém até o momento da publicação desta matéria não obtivemos resposta para as mesmas.

Veja as perguntas sem respostas:
1 – Como a gestão municipal vem fiscalizando os decretos no que se refere ao combate do Covid-19?

2 – Com a aprovação da Assembléia Legislativa do Estado de calamidade pública no município de que forma será aplicado esses recursos?

3- O fundo recebido pelo município através dos royalties do petróleo como estão sendo aplicados para a prevenção da pandemia?

4- Quais as principais ações no campo social para aqueles trabalhadores que por sua vez estão impossibilitados de saírem para comercializar os seus produtos?

5- Após a decisão do governo do estado onde o HGI recebe os suspeitos do coronavírus, como o município esta preparado?

6- Com fechamento do transporte através dos ferry-boat e lanchas o que tem feito a gestão para combater as aglomerações de pessoas em alguns pontos da cidade?

7- Qual a mensagem que nesse momento a gestão municipal passa para os seus munícipes?

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *