Política

Pesquisa reprova Congresso Nacional

Não só o presidente Jair Bolsonaro viu sua avaliação piorar nas útimas semanas com a crise do coronavírus. Mal visto tradicionalmente pelos brasileiros, o Congresso Nacional também perdeu pontos (ou, diriam alguns, retornou ao seu patamar habitual). É o que aponta pesquisa feita em parceria do Grupo A TARDE e o Poder360, entre os dias 27 e 29 de abril. Pelo levantamento, 14% dos brasileiros avaliaram o trabalho dos parlamentares como ótimo ou bom – há duas semanas, esse índice era de 25%. Por sua vez, o índice dos que consideraram ruim ou péssimo o desempenho de deputados e senadores passou de 29% para 34%. O trabalho do Congresso foi analisado como regular por 45% – antes eram 41%.

Na Bahia, a avaliação é um pouco melhor: o percentual de ótimo/bom caiu de 28% para 18%, regular oscilou levemente (40% para 41%) e ruim/péssimo aumentou de 25% para 32%. É em Salvador, porém, que a imagem dos congressistas vai de mal a pior. Se há duas semanas 19% dos entrevistados consideravam o desempenho dos parlamentares ótimo ou bom, esse número passou para apenas 10%. Já aqueles que classificaram o trabalho como ruim ou péssimo saltaram de 25% para 39%. Outros 45% apontaram como regular a atividade do Congresso – eram 50%.

Recorte – A pesquisa revela diferenças entre os cenários nacional e estadual quanto à avalição do Congresso por faixas de renda. No Brasil, a menor taxa de aprovação (4%) está entre os que ganham mais de dez salários mínimos. Na Bahia, o menor percentual de aprovação (2%) está no grupo que recebe de dois a cinco salários. Quanto à reprovação, no Brasil o maior índice (52%) fica entre aqueles com vencimentos entre cinco e dez salários mínimos. No estado, a maior reprovação (45%) é registrada na faixa que ganha até dois salários.

(TP A Tarde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *