Política

Palhinha diz que iniciativa do governo em reduzir horários de ferries prejudica população

O vereador Orlando Palhinha (Democratas) criticou a iniciativa do Governo do Estado em reduzir os horários dos ferry-boats, cujo objetivo era o de evitar que um grande número de pessoas utilizassem o sistema de transporte entre Salvador e a Ilha de Itaparica e, assim, evitar a disseminação do novo coronavírus.

No entanto, o que se tem visto são filas e aglomerações nos terminais de embarque de Bom Despacho e São Joaquim, por aqueles que precisam fazer a travessia. Vale lembrar que as operações estão suspensas aos fins de semana e feriados.

“O governo tomou a iniciativa de reduzir os horários dos ferries, para inibir as pessoas e acabou prejudicando mais ainda, por que as pessoas estão se aglomerando, em todos os horários. Pessoas idosas estão sofrendo, sem ter oportunidade nenhuma”, criticou.

Para o edil, uma sugestão – dada pelos próprios usuários do sistema – seria a de que as embarcações realizassem travessias no sistema bate-volta, a cada 1h30 ou 2h. “Você assim reduz a quantidade do fluxo normal de pessoas. O que está em jogo não é a redução de custos e sim transportar as pessoas”, disse Palhinha.

Por outro lado, o democrata considerou acertada a decisão de suspender a travessia no período dos feriadões.

“Neste caso, sim. E já vem dando certo. O problema é que, durante a semana, pessoas que tem situações para resolver em Salvador ou trabalham aqui estão sofrendo. Tem pessoas que estão chegando na fila 6h da manhã para embarcar 4h da tarde, não conseguindo pegar o ferry de 14h. Ao invés de melhorar, pode causar um aumento de pessoas com Covid-19. Eu acho muito poucos os horários à disposição da população”, afirmou o vereador.

De acordo com a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema, as viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, saindo dos dois terminais, nos seguintes horários: 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. (MI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *