NotíciasSalvadorSaúde

Covid-19 no Subúrbio: ‘número de resultados positivos é alarmante’, diz infectologista

Uma em cada quatro pessoas que foram testadas em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta segunda-feira (11) estavam com coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito ACM Neto, em seu Twitter, pela noite e deixou muitos soteropolitanos assustados.

Os dados também impressionaram especialistas. O infectologista Fábio Amorim, ouvido pelo CORREIO, por exemplo, declarou que o número de resultados positivos no bairro é alarmante. “Dez infectados dentre cerca de 40 pessoas testadas é um número expressivo. Isso pode repercutir em uma quantidade de vírus circulante muito maior que outras áreas da cidade”, afirmou.

Para o especialista, os testes podem funcionar como uma espécie de ‘amostragem’. “Mesmo sendo 40 pessoas, se multiplica pela população. Isso mostra o impacto e pode repercutir em um desfecho danoso em algumas semanas. Alguns pacientes poderão ter outros sintomas além da febre e terão que recorrer ao internamento. Por isso, precisamos reforçar o isolamento social e evitar a interação entre pessoas que podem disseminar a doença de forma fácil”, disse.

A segunda-feira (11) foi o dia no qual começaram a valer as restrições mais duras nos bairros da Boca do Rio, Centro e Plataforma. De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, 23,81% dos testados no dia em blitze na Plataforma – aproximadamente um em cada quatro – estavam doentes. 

“No bairro de Plataforma, detectamos 10 pessoas com covid-19 das 42 testadas nas blitze de testagem rápida. Ou seja: quase 24% apresentaram resultado positivo”, disse o prefeito.

A gestão municipal informou ainda que foram feitos 247 testes rápidos nestes bairros nesta segunda-feira; destes, 17 (6,88%) deram positivo. Enquanto no final de linha do bairro de Plataforma foram feitos 42 testes e 10 pessoas (23,81%) testaram positivo para a covid-19; na Boca do Rio foram realizados 81 testes rápidos e destes apenas 3 (3,70%) pessoas testaram positivo para a doença. Já na Avenida Joana Angélica, no Centro, foram feitos 124 testes e 4 pessoas estavam infectadas (3,23%).

“Isso só reforça que tomamos decisões acertadas para conter o avanço do vírus, bloqueando vias, restringindo a circulação de pessoas e suspendendo as atividades comerciais temporariamente. Lembrando que a ação também foi iniciada na Boca do Rio e Joana Angélica”, completou Neto.

A Pituba também vai passar por medidas mais duras a partir da quarta-feira (13). O prefeito ACM Neto anunciou nesta segunda-feira (11) que as medidas mais duras de restrição contra o avanço do coronavírus serão tomadas também neste bairro, visto que é a região de Salvador com mais casos registrados da covid-19 desde o início da pandemia. 

(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *