Política

Políticos baianos apoiam uso de verbas do fundão para o combate ao Covid-19

Diante da repercussão sobre a possibilidade de utilizar as verbas destinadas ao Fundo Partidário e ao Fundo Eleitoral para o combate ao Covid-19, orçadas em R$3 bilhões em 2020, políticos baianos de vários partidos se mostraram favoráveis à medida, defendida pela população nas redes sociais e pelo partido Novo.

O deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT na Bahia, disse concordar com a mudança na utilização dos recursos. “Sou a favor do adiamento das eleições, da utilização não apenas do fundo, mas também de todos os recursos que seriam utilizados para as eleições irem para o combate ao coronavírus”.

O parlamentar explicou que a verba prevista para propaganda de TV, logística das urnas, pagamento das pessoas envolvidas, “tudo deve ser utilizado agora para salvar vidas”, completou.

O vereador de Salvador, Orlando Palhinha, do DEM, afirmou que os recursos dos fundos deveriam ser destinados “com certeza” para a população. “Acho muito justo que sejam destinados para as pessoas. As obras e benfeitorias devem serem feitas posteriormente”.

O vereador democrata Demétrio Oliveira também apoia a proposta. “Esperamos que sim! Eu apoio essa medida, que vai ajudar a salvar vidas”, disse.

Para o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), a ideia que se passa de usar o fundo eleitoral é também um meio criado para Bolsonaro se beneficiar. “Ele [Bolsonaro] sabe que o fundo eleitoral potencializa os partidos grandes, como o PT, e ele terá de ir para um partido nanico de novo para tentar a reeleição, vai perder e vai ser conhecido na história como o presidente que mais falsas notícias disparou”.

Suíca explica que existem diferentes fontes de recursos para ajudar a conter a pandemia de Covid-19. “Pode usar o fundo eleitoral, mas não será suficiente. Revogar a PEC do Teto dos Gastos e taxar os ricos, e frear o pagamento de juros de dívidas a banqueiros teríamos mais bilhões do que apenas dois do fundo eleitoral”, completa.

O ex-prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, disse ser a favor do financiamento público das campanhas eleitorais, mas que, “nesse momento, a prioridade é a vida, logo concordo. Vejo também uma grande oportunidade de fazer a reforma tributária, taxando as grandes fortunas, aumentar os impostos sobre o patrimônio e renda, além de manter e se possível reduzir sobre o consumo”.(MI)

FOTO: MI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *