Deputado expressa indignação por atos de preconceito proferidos por dupla humorística
O deputado estadual Jurailton Santos, do Partido Republicanos, manifesta repúdio pelas atitudes de discriminação e preconceito expressadas pelos humoristas Abner Henrique e Dihh Lopes, que, em novembro do ano passado, durante uma apresentação de stand-up comedy no YouTube, desrespeitaram pessoas com deficiência.
Os comediantes fizeram o show recitando frases preconceituosas simulando gestos e movimentos de pessoas com deficiências físicas e neurológicas. No decorrer do evento da dupla, as críticas eram direcionadas a uma banda de rock, oriunda de Brasília (DF), composta por jovens autistas.
Para o parlamentar, esses dois homens feriram a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. “Estamos diante de um crime, e para crimes devem ser tomadas as medidas cabíveis, judicialmente. O que foi exposto por esse vídeo não se trata de comédia, e sim de uma total falta de respeito, em rede aberta e mundial. Por isso venho externar minha indignação e cobrar por justiça”, lamenta Jurailton.
O vídeo, que já foi retirado da plataforma YouTube, obteve a marca de 1,7 milhão de visualizações, fazendo um desserviço à causa daqueles que procuram levar conhecimento às pessoas sobre as dificuldades enfrentadas por autistas e suas respectivas famílias.
O deputado Jurailton Santos, que tem o cuidado e a proteção de pessoas com deficiência como uma de suas bandeiras de atuação, diz estar confiante que o ministro Sérgio Moro, o Ministério Público e a OAB Nacional, tomarão, com afinco, as providências no âmbito da lei, para corrigir a dupla humorística. “Não vou descansar enquanto não houver punição para esses covardes. As famílias merecem uma resposta, e o poder público certamente dará, porque eu acredito na atuação do judiciário brasileiro”, disse o republicano.
Ascom