EducaçãoGeral

CMS: Prática do xadrez é discutida em Tribuna Popular

Na tarde desta segunda-feira (10) na Tribuna Popular que ocorreu durante a sessão ordinária no Plenário Cosme de Farias, dois representantes da Federação Bahiana de Xadrez e alguns dos vereadores presentes falaram sobre o projeto de indicação do vereador Sabá (PV), que discorre sobre a importância da prática do esporte nas escolas municipais de Salvador, além de inseri-lo na grade curricular. A proposta agora aguarda o posicionamento do Executivo municipal para sua sanção.

O presidente da Federação Bahiana de Xadrez, tetracampeão baiano e professor Luciano Zallio, que conheceu o esporte através do filme “Lances Inocentes”, disse que pretende difundir mais a prática, inserindo-a na grade curricular do Município. “O objetivo não é formar competidores, mas sim cidadãos melhores”, disse o enxadrista. Luciano e o vice-presidente, Deive Pacheco, garantem que alunos que se dedicam ao xadrez adquirem melhor desempenho nos estudos.

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) lembrou durante a sessão que quando estudava no Colégio Duque de Caxias, teve aulas de xadrez com um professor. Para ele, isso fez com que os estudantes tivessem um desenvolvimento muito acentuado no raciocínio lógico e no conhecimento matemático, devido ao fomento do esporte. “Por conta da reforma pedagógica, o xadrez foi removido das escolas. Espero que retornem o mais cedo possível. Isso elevará a qualidade de nosso ensino municipal”, alegou o vereador.

O vereador Sílvio Humberto (PSB) também exaltou o projeto de Sabá para inclusão do xadrez nas redes de ensino. “Ter o xadrez nas escolas é de fundamental importância. O projeto de indicação tem que ser acolhido pelo prefeito, pois isso vai garantir um salto de qualidade na educação dos nossos jovens e no desenvolvimento do seu intelecto”, frisou o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *