MunicípiosNotíciasOpiniãoSaúde

Atendimento em policlínicas funciona ou não?

Não se tem dúvida que na Bahia o sistema de policlínicas poderia estar funcionando de outra forma, porém ainda existem muitas queixas do modelo copiado de fora do país, como diz o governador é para ser ou seria para ser um dos maiores modelos de saúde pública no Brasil, uma forma de consórcio intermunicipal, o que quer dizer uma unidade referência atendendo diversos municípios essa é a ideia, porém muitos munícipes que seriam para ser atendidos por essas policlínicas vem reclamando da falta de atendimento, por outro lado outra reclamação dá-se por conta da barganha política do ‘toma lá, dá cá’, segundo informações de alguns de seus usuários o atendimento esta servindo também de um grande cabo eleitoral para alguns políticos da região.

Segundo informações cada município contemplado neste consórcio tem a garantia de um ônibus com ar-condicionado, lanches,transporte para levar ao destino para fazer consultas ou exames, não tenha dúvida de ser um modelo muito bom por conta de que essas policlínicas no estado da Bahia estão atendendo uma macro-região, será que realmente esses ônibus existem, esses lanches existem ou é puramente uma grande ilusão, fica aí a pergunta no ar aos municípios contemplados com o projeto ‘Tem dado certo esse tipo de atendimento?’.

Para que foi criada

O que são as Policlínicas Regionais de Saúde?
São Unidades Especializadas de Apoio Diagnóstico, com serviços de consultas clínicas com médicos de especialidades diferentes (definidas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos, como vasectomia. Oferecem um maior bem-estar aos pacientes do SUS, que não precisam mais se deslocar longas distâncias ou aguardar muito tempo para atendimento, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada e preparada para atender as demandas da região. As Policlínicas possuem 2.848,32m² de área construída com 12 consultórios e são equipadas com estrutura de ponta.

Quais os pacientes que devem ser encaminhados?
As policlínicas estão preparadas para receberem pacientes que não necessitem de cuidado e avaliação imediata do especialista, ou seja, que não precisem de atendimentos de urgência ou emergência. É importante saber que todo paciente encaminhado para as policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a Equipe de Atenção Básica do seu município.

Quais as especialidades médicas oferecidas para consultas?
Angiologia
Cardiologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Neurologia
Ortopedia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Ginecologia/obstetrícia
Mastologia
Urologia
(a depender do perfil epidemiológico da população da região)

Quais exames podem ser feitos?
Ressonância Magnética (com e sem contraste)
Tomografia (com e sem contraste)
Mamografia
Ultrassonografia com doppler
Ecocardiografia
Eletroneuromiografia
Teste Ergometrico
Mapa
Holter
Eletroencefalograma
Raio-X de 500Am
Eletrocardiograma
Endoscopia
Colonoscopia
Nasolaringoscopia
Entre outros, ligados à especialidade de oftalmologia

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *