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Trem do Subúrbio volta a funcionar

O sistema ferroviário de Salvador iniciou o funcionamento com três horas de atraso nesta segunda-feira (25), depois que o único trem em operação quebrou. O atendimento deveria começar às 6h, contudo, o equipamento só entrou em circulação às 9h

Segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que administra o serviço, o trem estava em manutenção desde o domingo (24). Em nota, o órgão informou que o equipamento teve uma pane elétrica.

O problema já tinha ocorrido antes. O sistema tem três trens, porém dois deles estão fora de funcionamento, incluindo um que está em manutenção desde o início do mês, após um acidente que deixou 47 feridos. Não foi definido ainda quando eles voltarão a atender ao público.

“Estamos trabalhando ininterruptamente desde a semana passada, inclusive durante todo o fim de semana, para que os trens sejam entregues o mais rápido possível”, disse o Diretor de Manutenção, Hidelson Menezes.

Sistema ferroviário

O sistema de trens começou a funcionar em 1860, quando também transportava cargas. O trajeto era até a cidade de Alagoinhas, distante cerca de 110 km de salvador, mas, com o tempo, houve uma desativação gradativa do transporte, e, em 1984, o percurso foi limitado à capital baiana.

Atualmente, o serviço é composto por uma linha única, que liga o bairro da Calçada, na cidade baixa, a Paripe, no subúrbio de Salvador. São 13,6 quilômetros de extensão, feitos em 40 minutos. No total, são 10 estações:

  • Calçada
  • Santa Luzia
  • Lobato
  • Almeida Brandão
  • Itacaranha
  • Escada
  • Praia Grande
  • Periperi
  • Coutos
  • Paripe

O horário de abertura das estações é de 6h às 19h, com intervalos entre 40 a 45 minutos, quando opera com 2 trens. Quando apenas um está em operação, o tempo de espera sobe para cerca de 1h20.

De acordo com o CTB, o sistema transporta uma média de 14 mil passageiros por dia. A passagem custa R$ 0,50 (inteira) e R$ 0,25 (meia).(G1)

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