Esporte

CSA e Avaí conquistam acesso à Série A de 2019

Com o Fortaleza campeão e o Goiás já tendo garantido o acesso, outros dois clubes conquistaram o acesso ao Campeonato Brasileiro de 2019 neste sábado (24), quando foram realizados os nove jogos que concluíram a 38ª rodada da Série B. CSA e Avaí obtiveram o acesso, enquanto o Paysandu foi rebaixado.

PUBLICIDADE

Com a presença de Marta, torcedora ilustre do clube, o CSA fez muito bem a sua parte ao golear o Juventude por 4×0 no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, terminando a Série B com 62 pontos, como vice-campeão. O CSA é o único time a subir da Série D para a Série A em anos consecutivos. O time disputou a quarta divisão em 2016 e estará na primeira em 2019.

Será também a primeira vez de um time alagoano na primeira divisão do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. O CSA não joga o Brasileirão desde 1987 (na ocasião jogou o módulo amarelo, equivalente aos times do segundo escalão, porém com status de primeiro devido à fórmula da competição).

Outro time que conseguiu o acesso foi o Avaí, que segurou o empate sem gols com a Ponte Preta, na Ressacada, em Florianópolis, terminando com 61 pontos, em terceiro lugar.

O Goiás encerrou a sua participação na Série B em quarto lugar, com 60 pontos, mesma pontuação da Ponte Preta, que terminou em quinto por ter menos vitórias do que o time goiano: 18 a 16.

Campanhas
O Fortaleza, de Rogério Ceni, foi o primeiro time a garantir o acesso. Depois sagrou-se campeão. Voltará à elite em 2019, 13 anos após sua última participação no Brasileirão. O clube cearense teve uma campanha regular, ficando no G4 em 37 rodadas. Fez a melhor campanha com 21 vitórias e 62,3% de aproveitamento.

O CSA fez uma boa campanha, ficando 34 rodadas no G4. Mas saiu, justamente, na penúltima rodada, dando um susto em sua torcida. O seu técnico, Marcelo Cabo, já tinha subido com o Atlético-GO, em 2016. O clube alagoano disputou o Módulo Amarelo da Copa União em 1987.

Sob o comando de Geninho, de 70 anos, o Avaí fez uma campanha regular em busca do acesso. Esteve 27 rodadas no G4. A sua última participação no Brasileirão ocorreu em 2015.

O Goiás teve um começo irregular. Ficou nove rodadas zona de rebaixamento, mas depois reagiu com a troca de técnico: saiu Hélio dos Anjos e entrou Ney Franco. No total, ficou 15 rodadas no G4, desde a 24ª rodada. Volta à elite após quatro anos – caiu em 2015.

Rebaixados
Festa de alguns, tristeza de outros. O quarto time rebaixado à Série C de 2019 foi o Paysandu que perdeu em casa, na Curuzu, para o Atlético-GO, por 5×2. Ficou com 43 pontos, em 17º lugar. Oeste e Figueirense, com 46 pontos, se livraram da degola. Antes da última rodada, Boa, Juventude e Sampaio Corrêa já tinham sido rebaixados.

Confira os resultados da 38ª rodada da Série B:

Coritiba 1 x 0 Fortaleza
Avaí 0 x 0 Ponte Preta
Juventude 0 x 4 CSA
Boa Esporte 0 x 0 Oeste
Criciúma 2 x 0 Sampaio Corrêa
Paysandu 2 x 5 Atlético-GO
CRB 2 x 1 Figueirense
São Bento 2 x 2 Vila Nova
Goiás 0 x 1 Brasil de Pelotas
Guarani 1 x 0 Londrina

(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *