NotíciasSalvador

Castramóvel muda de endereço para ampliar atendimento à população

Com o objetivo de ampliar a oferta do atendimento à população, o serviço de castração de cães e gatos, o castramóvel, foi remanejado do bairro do Imbuí para a região do Stiep, na manhã desta quarta-feira(05). O dispositivo móvel permanecerá na localidade até o dia 28 de setembro.

A mudança de endereço para o estacionamento da Faculdade Estácio/FIB, localizada na Rua Xingu, nº 179 – Jardim Atalaia, aconteceu após os profissionais detectarem uma população mais expressiva de animais a serem castrados na região do Stiep, além do espaço oferecer melhor infraestrutura e conforto para os atendimentos.

Para realização da cirurgia, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional. É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal.

O serviço itinerante funciona de segunda à sexta-feira -exceto feriado-, sempre das 08 às 12 horas. Nas segundas e terças -feiras os profissionais realizam o cadastramento e triagem dos animais. Já as cirurgias, são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras. No entanto, por conta da manutenção do dispositivo móvel, excepcionalmente essa semana está sendo feito somente o cadastramento e tiragem. A intervenção cirúrgica acontecerá à partir sesta segunda-feira (10).

Balanço – Desde 2013 dispositivo móvel percorreu 30 bairros da capital, alcançando em agosto deste ano 30 mil castrações. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão a castração dos animais maior o controle de natalidade e combate a reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública: “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar à população que o abandono de animais é crime, quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia” salientou.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *