Veja como tirar passaporte
Os destinos internacionais voltaram a fazer parte dos planos de viagem dos brasileiros: no ano passado, houve um aumento de 26% nos embarques internacionais, que chegaram a 1,2 milhão, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Para tanto, a maioria dos países exige a apresentação do passaporte para permitir a entrada dos turistas. A Polícia Federal é o órgão responsável pela produção dos passaportes. Confira o passo a passo para emitir o documento antes de viajar:
Pelo site da Polícia Federal, os cidadãos precisam preencher o formulário de solicitação do passaporte. É o primeiro passo para iniciar o processo. Nesta etapa, são solicitadas informações como dados pessoais e documentos.
2. Pagar boleto
Ao concluir o preenchimento, é gerado um boleto para pagamento. A taxa atual é de R$ 257,25.
Após a confirmação do pagamento, é possível agendar o atendimento em um dos centros de atendimento da PF pelo site da instituição.
4. Documentação
Na data marcada, é preciso entregar uma série de documentos originais à Polícia Federal:
- Documento de identidade
- CPF
- Certidão de casamento ou divórcio, para os cidadãos que mudaram o sobrenome
A PF não exige mais que os comprovantes de quitação eleitoral e militar sejam apresentados – essas informações são checadas na abertura do processo. No local ainda é feito o registro biométrico e tirada a foto para o documento.
5. Retirada
Quando o passaporte ficar pronto, basta buscar o documento nos postos da PF. O documento, que só pode ser entregue ao titular do passaporte, tem validade de 10 anos para os maiores de 18 anos. Em geral, o documento fica pronto em seis dias úteis.
6. Verificar regras do país de destino
Para evitar problemas na viagem, os turistas devem conferir as normas para entrar nos destinos. Alguns países exigem que o viajante apresente um passaporte válido por três ou seis meses. O passaporte brasileiro assegura a entrada a mais de 150 países do mundo sem a necessidade de visto.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo, Braztoa, Polícia Federal e Itamaraty