Seminário discute importância do aleitamento materno nesta quinta (16)
Principal alimento para os bebês, o leite materno será tema de palestra nessa quinta-feira (16), em referência ao “Agosto Dourado”, mês escolhido para representar a importância da amamentação. O evento ocorre na Universidade Salvador, Campus Paralela, das 14h às 17h.
As palestras “Melhor estratégia para segurança alimentar e nutricional” e “Amamentação é a base da vida” serão ministradas pela professora Sandra Chaves e pela doutora Iandira da Luz Castro. O seminário é uma das ações promovidas pelo Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas) para abordar o tema e sensibilizar a população.
As atividades tiveram início no dia 04, com um café da manhã solidário e uma caminhada no Jardim de Alah e se encerram no dia 26 com o “Mamando no Parque”, uma amamentação coletiva no Parque da Cidade, entre 8h e 16h. Durante o evento, as mães contarão com a orientação de profissionais e vão participar de rodas de conversas.
Benefícios – O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege contra doenças respiratórias e imunológicas, previne alergia e é um forte aliado no combate à mortalidade infantil.
A enfermeira obstetra e neonatal da rede municipal de Saúde, Michele Medeiros, destaca ainda os benefícios da amamentação para as mães: “reduz o risco de hemorragia pós-parto, pois libera a ocitocina, hormônio que faz ejetar o leite materno e estimula a contração uterina, além de proporcionar sensação de bem-estar, o que reduz o risco de depressão pós-parto, de câncer de mama, do colo uterino e de ovário”.
A amamentação também estimula o vínculo afetivo, importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, tornando-as mais seguras. Estudos mais recentes indicam que ela também aumenta o Quociente de Inteligência da criança, contribuindo para a melhor escolaridade e aumento de renda.
Organização – As mobilizações do Agosto Dourado estão sendo organizadas pelo Coamas, pelas equipes dos Campos Temáticos de Saúde da Criança (CTSC) e de Alimentação e Nutrição (CTAN), e também ocorrem nas salas de espera dos postos de saúde, com palestras e distribuição de material educativo.
SECOM