Educação

Enem 2018: como pedir isenção da taxa de inscrição

Pedidos de isenção do Enem começam na próxima segunda (2); pela primeira vez, solicitações serão registradas antes do período de inscrições para o Exame

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam em 7 de maio. A taxa cobrada neste ano será de R$ 82. Mas os candidatos que quiserem pedir isenção do pagamento devem ficar atentos ao calendário. Pela primeira vez esse grupo vai fazer o pedido antes da abertura das inscrições, entre 2 e 11 de abril.

Saiba mais como as regras para isenção de taxa:

1. Quem tem direito?

Para ter direito à isenção no pagamento da taxa, o candidato deve estar matriculado no último ano do Ensino Médio na rede pública ou ter sido aprovado no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017.

Também podem concorrer os candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio em escolas públicas ou foram bolsistas em instituições particulares com renda per capta abaixo de um salário mínimo e meio. Os inscritos no Cadastro Únicos (Cad-Único) também podem solicitar o benefício por meio do número do Número de Inscrição Social (NIS).

2. Como fazer o pedido?

Por meio da página de isenção do Ministério da Educação, os candidatos que quiserem solicitar o benefício podem se cadastrar na sessão Isenção 2018. A senha gerada nesse cadastro será a mesma para a inscrição no Enem e para consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

3. Quando fazer o pedido?

O cadastro para solicitar a isenção será aberto às 10h do dia 2 de abril e se encerra às 23h59 do sia 11 de abril.

4. Resultado

O resposta ao pedido de isenção será divulgada no dia 23 de abril. Quem for aprovado, deve fazer em seguida a inscrição no Exame.

5. Recursos

Se o candidato não for contemplado, pode ingressar com recurso entre 23 e 29 de abril.

6. Sanções

Quem tiver o pedido de isenção aprovado e faltar nos dois dias de provas só vai conseguir nova isenção no Enem de 2019 se justificar a ausência.

Fonte: Ministério da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *