João Doria receberá Título de Cidadão de Salvador
A Câmara Municipal concederá, na próxima segunda-feira (7), às 19h, o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao prefeito de São Paulo, João Doria. A proposição é de autoria do vereador Felipe Lucas (PMDB) e tem por intenção homenagear o gestor pelos “serviços prestados na promoção do carnaval baiano” no exterior.
“Salvador registrou grande incremento do turismo justamente no período em que Dória esteve à frente da Embratur, na década de 1980. Ele ajudou a vender essa festa que é a nossa marca para o mundo”, justifica o vereador.
Felipe Lucas promete destacar o currículo de João Doria como empresário, publicitário, jornalista e político, apontado pelas revistas IstoÉ e Exame entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil e os 100 líderes de melhor reputação no país. “Como fundador do Lide Global – um grupo de líderes empresariais do mundo todo -, João Dória trouxe para Salvador o LideBahia, que promoveu o debate entre o empresariado baiano e, através de diversas ações, ajudou a fortalecer o segmento no estado”, acrescenta.
Origem baiana
Doria tem uma relação com a cidade justificada por Felipe Lucas como “uma árvore genealógica com profundas raízes soteropolitanas”. O empresário e prefeito da capital paulista é filho do baiano e ex-deputado federal pela Bahia, João Agripino da Costa Doria Neto, que teve o mandato cassado em 1964 pelo golpe militar. Outro fato curioso relatado pelo vereador na defesa da concessão da honraria é que a avó paterna de Doria era prima do jurista Ruy Barbosa e seu bisavô, João Agripino da Costa Doria, foi o segundo prefeito de Salvador no período republicano, em 1895.