NotíciasVera Cruz

Vera Cruz: Vereador Jorge Rasta fala ao Visão Cidade

Vereador concede entrevista ao site Visão Cidade e fala dos primeiros dias da nova gestão municipal,da nova casa legislativa e projetos para cruto, médio e longo prazo para Vera Cruz.

1. Como você vê estes primeiros dias da nova legislatura?

Vejo com grande expectativa e como um processo de aprendizado e isso acredito que vale para todos os meus colegas, especialmente, o mais novos percebendo a empolgação dos mesmos em buscar transformar a nossa cidade através da influência do legislativo. Buscando atender os compromissos assumidos em campanha com as suas bases através da apresentação de projetos.

2. Quais os projetos de maior relevância para o município aprovados pela casa do povo?

Foram diversos! Pelo fato dos vereadores só poderem apresentar dois projetos por semana, neste primeiro momento, a Câmara priorizou o projetos de indicativo que visam atender diversas demandas que foram acumuladas ao longo dos anos. Reformas de praças, calçamento de ruas, instalações de postos policiais, reformas de campos de futebol com instalação de alambrados e refletores, limpeza dos rios, corte dos matos, recolhimento do lixo, nivelamento das ruas além da troca das lâmpadas danificadas foram alguns destes projetos. Demos atenção especial aos projetos relacionados à ameaça de chuva visando sanar possíveis problemas comumente ocorridos no inverno; neste interim, foram apresentados projetos da “Operação Chuva”, de iniciativa do executivo, que estabelecem um valor de R$ 350,00 para o auxílio moradia em caso da necessidade do deslocamento de moradores e o recurso de até R$ 3.000,00 para a promoção de reformas das residências daquelas famílias que foram vítimas da chuva.

Aprovamos a criação da EVENTUR, agência criada por iniciativa do executivo, que será responsável pela realização de ventos que serão instrumentos fomentadores do turismo no nosso município. Outro projeto importante aprovado pela Casa do Povo diz respeito à retirada de animais das ruas da nossa cidade evitando a ocorrência de acidentes e salvando vidas. Dentre outros projetos aprovados, destacamos aquele que autoriza o executivo a doar o terreno para a construção de um Fórum na sede do município.

3. Em sua opinião, como está a saúde, educação e transporte no município?

Educação: No início de qualquer gestão, sempre herdamos problemas, mas vejo uma significativa melhora na educação principalmente com a reforma dos prédios escolares e com a melhora da merenda escolar. Não podemos deixar de citar que os estudantes universitários que utilizam o último ferry-boat hoje podem contar com o ônibus amarelinho, visto que, muitos alunos por falta de transporte à noite, tiveram que dormir no banco da Estação de Bom Despacho. Essa é uma iniciativa positiva do poder executivo. No âmbito da saúde a realidade é sempre complexa: recebemos esta pasta com ambulâncias sucateadas, ausência de remédios nos postos e ausência de médicos. Há um esforço da nova gestão na solução de todos os problemas herdados e, acredito, que em pouco tempo a maioria destes entraves serão sanados. Observe que chegou uma nova ambulância e há um contato permanente do novo gestor com o governo estadual e federal buscando recursos para a construção de uma nova UPA no Cone Sul; para compra de motos da SAMU que agilizará o atendimento da população. Estamos lutando também para a reforma e ampliação do hospital Geral da Ilha e construção de leitos de UTI e cadeiras de hemodiálise.

Na área de transporte, vivemos ainda a ausência de transporte à noite. No momento, estamos buscando uma solução legal para resolvermos tal problemática. Outra situação que nos aflige, é a questão do trânsito; neste sentido estamos trabalhando para a abertura de novas vias para o seu escoamento, especialmente, na região da Sede. Outra questão que merece a nossa atenção é a ausência de pontos de ônibus e de estacionamentos temas que já estão sendo debatidos pela gestão.

4. Qual o projeto de lei foi apresentado pelo senhor nesta casa legislativa?

Diversos foram os projetos apresentados na área de indicação. Priorizei os mesmos diante da ameaça das chuvas, sendo que, estou apresentando dezenas de projetos na área de educação, saúde, meio ambiente, mobilidade urbana e energia elétrica, dentre muitos outros.

Sendo que, só posso apresentar dois projetos por semana o que nos limita, atrasando e prorrogando projetos que beneficiarão toda a cidade.

5. O que o senhor pensa para melhorar o turismo e a cultura no município de Vera Cruz?

Acho que a criação da EVENTUR foi um grande passo para resgatar o turismo em nossa cidade, até por que, herdamos da última gestão um CNPJ sujo no mercado nos impossibilitando, assim, de firmar convênios e parcerias com outras instituições.

Precisamos valorizar e estimular os eventos culturais tradicionais danossa cidade, bem como, realizar grandes eventos a exemplo do“Bye Bye Verão” que nos coloque no cenário cultural estadual,nacional ou até mesmo, internacional possibilitando um olhar positivo sobre a nossa cidade. Lutar, junto ao governo do Estado, pela melhoraria do sistema de travessia, tanto do ferry-boat, como da lancha, que é um dos fatores que desestimulam o crescimento do turismo. Manter as praias limpas; transporte circulando à noite e, sobretudo, divulgarmos, tanto para a capital como para todo o país, as belezas naturais e culturais da nossa cidade através de publicidade, bem como, a criação de um balcão que possa orientar o turista com folderes informativos em, no mínimo, dois idiomas na entrada da cidade contendo informações relacionadas à gastronomia, hotelaria e ambientes naturais e culturais.

6. Como agir com desmandos da SOCICAM no município de Vera Cruz?

A SOCICAM é uma empresa que só trouxe transtornos ao nosso município, nos cobrando uma taxa extra e desnecessária para, segundo eles, promover uma reforma nas estações de Salvador e de Mar Grande que, no meu entendimento, deveria ser feito com recurso do governo do estado ou, até mesmo com recursos dos empresários das lanchas que através da tarifa e na sua planilha de custo já deve ter embutido um percentual para a reforma, manutenção e renovação da frota. Além disso, a referida empresa de forma irresponsável tentou construir dois quiosques em plena Praça de Mar Grande, descaracterizando o visual de nossa cidade e consequentemente prejudicando o turismo. Tal atitude recebeu o repudio desta nova gestão que busca através dos meios jurídicos uma solução imediata.

O Ministério Público já considerou ilegal esta cobrança implementada pela SOCICAM e estamos buscando junto a este órgão acompanhar uma ação civil pública para a abolição da referida taxa.

7. Suas considerações e mensagens para o povo de Vera Cruz.

Peço à população de Vera Cruz que participe de forma ativa da vida política da cidade. Que acompanhe as sessões da Câmara de Vereadores que acontecem toda a terça-feira, a partir das dez horas.

Que fiscalize e cobre ao poder legislativo, bem como, ao poder executivo, ações e projetos que venham fazer verdadeiramente a diferença na vida das pessoas.

Muitas das vezes me entristece a forma como alguns enxergam os vereadores e o prefeito achando que somos eleitos para a solução de problemas individuais em detrimento das questões coletivas. Tal comportamento destorce e prejudica a política da nossa cidade, passando o eleitor a ter o entendimento equivocado sobre qual o papel dos gestores. Achando o eleitor que “politico bom” é aquele que paga cachaça, dá cesta básica ou faz algum tipo de favor pessoal em troca de voto.

Aquele que pede algo individualmente a um político fica constrangido em cobrar ações dos mesmos passando a ter um sentimento de que ele próprio não tem mais direito de reivindicar nada.

8. Autorizo o site Visão Cidade a publicar esta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *