Incêndio há três dias atinge nascente de rios e mata animais
Ainda conforme a corporação, o efetivo está distribuído e atento para contenção de novos focos. A equipe conta ainda com o helicóptero da Operação Bahia sem Fogo que, além de deixar os combatentes próximo aos locais de combate, lança àgua em pontos mais relevantes, através do sistema “Bambi Bucket”, uma espécie de bolsa onde captam a água.
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra das Almas, em Rio de Contas, na Chapada Dimantina, no final do ano passado. O fogo, que foi descoberto no dia 30 de outubro, chegou a ser controlado, mas um novo foco foi descoberto poucos dias depois.
Grave incêndio em 2015
Cinquenta e um mil hectares de vegetação foram devastados pelo fogo em três meses, no ano de 2015, na região da Chapada Diamantatina. O número equivale a aproximadamente 3.500 estádios do Maracanã. Do total, 15 mil hectares atingidos pelas chamas ficam dentro do Parque Nacional, que é uma Área de Preservação Ambiental (APA) que abrange seis municípios.
O dado foi divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e corresponde ao período entre 11 de setembro e 4 de dezembro. À época do ocorrido, a destruição de orquídeas, a morte de animais e impacto sobre nascentes foram apontados como as principais consequências do incêndio. No período, as trilhas para as cachoeiras da Fumaça, no Vale do Capão, e a do Buracão, em Ibicoara, chegaram a ser fechadas por conta das chamas.(G1)