Prazo para renovação do Fies é adiado para 30 de dezembro
Segundo o governo federal, cerca de 1,2 milhão de estudantes já realizaram o aditamento. “A previsão é de que, ao final desse prazo, aproximadamente 1,5 milhão de contratos estejam devidamente renovados, envolvendo um investimento do governo federal da ordem de R$ 8,6 bilhões”, afirma o ministério.
O período inicial para a renovação de contratos do Fies terminaria no dia 31 de outubro, mas o FNDE resolveu prorrogar para 15 de dezembro para que todos os estudantes pudessem fazer o aditamento. Agora, esse prazo foi novamente estendido.
O processo de renovação do Fies é feito todo semestre. Dessa vez, houve atraso no repasse das verbas que vem do Governo Federal para as faculdades. O Ministério da Educação afirma que essa lentidão foi provocada pelo Congresso Nacional que demorou para aprovar o crédito extra para o Fies.
A abertura do sistema para o pedido dos alunos foi feita no dia 19 de outubro. Cada contrato de financiamento deve ser renovado (ou aditado) a cada novo semestre. A validação de informações por parte dos estudantes, segundo o FNDE, é o último passo antes da formalização da renovação dos contratos. Em 7 de outubro, o sistema foi aberto para que as instituições pedissem o aditamento.
O SisFies pode ser acessado pelo endereço: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/(G1)