PolíticaSem categoria

Líder do PSDB na Câmara, Imbassahy assumirá Secretaria de Governo de Temer

Resultado de imagem para Líder do PSDB na Câmara, Imbassahy assumirá Secretaria de Governo de Temer, diz fonte
O deputado Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara, assumirá na próxima semana o comando da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, disse à Reuters nesta quinta-feira uma fonte com conhecimento do assunto.
Imbassahy substituirá o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que pediu demissão do posto no final de novembro em meio a denúncias de que pressionou o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para que favorecesse seus interesses pessoais ao liberar uma obra em Salvador barrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A chegada ao governo de Imbassahy, nome próximo ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), aumenta a participação dos tucanos no governo Temer, movimento que já foi defendido até mesmo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
“O PSDB está colaborando com o governo e quer participar no coração do poder”, disse à Reuters a fonte, que falou sob condição de anonimato.
Atualmente tucanos comandam três ministérios no governo Temer –Relações Exteriores, José Serra; Alexandre de Moraes, Justiça; e Bruno Araújo, Cidades–, além de ter o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (SP).
Com a nomeação de Imbassahy, o PSDB chegará ao núcleo duro do governo, dentro do Palácio do Planalto, e responderá pela articulação política de Temer.
A posse do novo ministro, na semana que vem, deve ocorrer próximo à data da eleição do novo líder da bancada tucana na Câmara, marcada para quarta-feira. Estão na disputa os deputados Marcus Pestana (MG), Jutahy Júnior (BA), Daniel Coelho (PE) e Ricardo Tripoli (SP).
A entrega para o PSDB da Secretaria de Governo também deve deixar Temer mais aliviado para confirmar Dyogo Oliveira no comando do Ministério do Planejamento, posto que ele ocupa interinamente. Os tucanos almejavam ocupar a pasta e chegaram a sugerir que o senador Tasso Jereissati (CE) assumisse o posto.
Imbassahy, de 68 anos, já foi filiado ao antigo PFL, atual DEM, e também foi um nome ligado ao falecido ex-senador Antônio Carlos Magalhães na política baiana. 
Ele ocupa atualmente pela segunda vez a liderança do PSDB na Câmara e está no segundo mandato de deputado federal. Também já foi prefeito de Salvador, à época pelo então PFL.(Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *