EsporteSem categoria

Libertadores terá Atlético-MG, Grêmio e Santos como cabeças de chave

A Conmebol divulgou, no início da tarde desta quarta-feira, o seu ranking de clubes atualizado. As novas pontuações confirmam Atlético-MG (9º colocado), Grêmio (12º) e Santos (15º) como os três brasileiros cabeças de chave. O Palmeiras (25º) estará no Pote 2, Flamengo (37º) no Pote 3, e a Chapecoense (199º) no Pote 4. Botafogo (79º) e Atlético-PR (71º), que estão no Pote 2 da fase prévia, podem ter os campeões Colo-Colo e Olimpia pela frente. Equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, o Alvinegro e o Furacão podem cair em grupos onde estejam um dos demais brasileiros.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol (Foto: Jorge Adorno/Reuters)Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol (Foto: Jorge Adorno/Reuters)
A Conmebol não divulgará o protocolo do sorteio antes da cerimônia. No entanto, é certo que o Glorioso e o Furacão não irão se enfrentar em um possível segundo confronto na fase prévia. São três itens que formam a pontuação do ranking: o desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2006, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos; a pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o Atlético Nacional, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2015, o River Plate, e assim por diante. Além disso, títulos nacionais conquistados entre 2007 e 2016 também foram computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.
O melhor brasileiro do ranking é o São Paulo, que está na sexta posição, com 4227 pontos. O Boca Juniors é o líder, com 6445 pontos. Ambos não estão classificados para a Libertadores deste ano. Dentre os 47 clubes que estarão na competição, o River Plate tem a melhor posição: segundo. Além do Millonario e dos três brasileiros, serão cabeças de chave, o Atlético Nacional, os uruguaios Nacional e Peñarol e o San Lorenzo. Cruzeiro, em sétimo, e Corinthians, em oitavo, são os brasileiros mais bem posicionados ao lado do São Paulo. O Atlético-MG é o nono.
Declarada campeã da Copa Sul-Americana, a Chapecoense não pontuou. A Chape vai para sua primeira participação em Libertadores e não tem títulos nacionais, portanto, aparece zerada no ranking. Zulia e Carabobo, ambos da da Venezuela, Deportivo Capiatá, do Paraguai, e Deportivo Municipal, do Peru, estão na mesma situação do time catarinense. 
Os caminhos do Glorioso e do Furacão na fase prévia podem render confrontos difíceis. Cariocas e paranaenses devem ir para o pote 2 da segunda fase. No pote 1, estão o tricampeão Olimpia, o campeão Colo-Colo, além do The Strongest, da Bolívia, famoso carrasco de brasileiros atuando em La Paz.(GE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *