Sem dinheiro para brigar na Série D, Vitória da Conquista escolherá vaga na Copa do Brasil
O pentacampeonato da Copa Governador do Estado, conquistado no domingo (21) com triunfo de 1×0 sobre o Jacobina, deu ao Vitória da Conquista o direito de escolher uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D ou na Copa do Brasil 2017. E o Bode já fez sua escolha: a Copa do Brasil.
“Vamos escolher a Copa do Brasil e o motivo é apenas financeiro. Eu não teria condição de montar uma equipe a nível de concorrer ao acesso na Série D. O melhor para um clube que quer crescer e chegar à Série C, B, A um dia, como é o nosso caso, é disputar a Série D. Mas eu iria só para participar, como foi em 2011, 2012, 2013 e 2014. Fizemos quatro séries D consecutivas sem orçamento nenhum, com jogador do júnior, pedindo ajuda a um e a outro. É só por isso”, explica o presidente do clube, Ederlane Amorim. “Ficou claro? Não é que eu queira o dinheiro da participação na Copa do Brasil só pelo dinheiro”.
|
---|
Vitória da Conquista é pentacampeão da Copa Governador do Estado (Foto: Luciana Flores/ECPPVC Divulgação)
|
A Copa do Brasil oferece cotas de premiação aos clubes por cada fase disputada, o que não acontece na Série D, que será realizada de 21 de maio a 3 de setembro de 2017. “O Conquista não tem receita no segundo semestre para montar um time para concorrer (na Série D)”, afirma Ederlane.
Neste ano, a cota do Vitória da Conquista por disputar a primeira fase da Copa do Brasil foi de R$ 240 mil, já que o clube é classificado pelo ranking da CBF como grupo 3 (os maiores clubes do país, do grupo 1, receberam R$ 480 mil). O valor aumenta a cada fase.
O alviverde do Sudoeste tem até quarta-feira (23) para comunicar a decisão à Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com a escolha do Vitória da Conquista, o Jacobina ficará com a vaga na Série D 2017. O Vitória da Conquista ainda tem chance de se classificar para a Série D através do Campeonato Baiano, que dá duas vagas para o torneio.(Correio)