BCS Fazenda Coutos forma jovens para o mercado de trabalho
Conquistar uma vaga de emprego ficou mais acessível para 151 moradores de Fazenda Coutos, em Salvador. Nesta sexta-feira (18), jovens com idade entre 16 e 20 anos se formaram no Projeto Qualifica Jovem, ação desenvolvida pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro com o objetivo de preparar pessoas da comunidade para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e despertar o interesse pela qualificação profissional.
Para a tenente Carla Sousa, comandante da BCS Fazenda Coutos, o resultado da aproximação polícia-comunidade por meio da capacitação profissional vai garantir oportunidade de mudança para os jovens. “A gente fica muito feliz de perceber a evolução desses garotos. A capacitação vai permitir que eles consigam alcançar objetivos maiores. A longo prazo, a conquista desses jovens vai impactar na autoestima dos moradores do bairro. Eles vão perceber que é possível chegar mais longe”, afirma a tenente.
A formatura ocorreu após oito meses de curso, com disciplinas teóricas e práticas – a exemplo de orientações vocacional e para mercado de trabalho, motivação e confecção de currículos. As aulas foram ministradas por policiais militares nos colégios estaduais Edson Tenório Albuquerque e Professor Carlos Barros e na Escola Municipal de Fazenda Coutos.
“Aprendemos muita coisa útil para disputar uma vaga de emprego – desde a postura necessária para uma entrevista até saber como confeccionar um currículo. Me sinto mais confiante para buscar um trabalho. O salário será utilizado para tentar crescer ainda mais e para ajudar a minha família”, comenta o estudante Wesley Macedo, 19 anos.
Mais Emprego
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Nesta sexta (18), uma unidade móvel do SineBahia estacionada do lado do Espaço Paripe Hall, onde aconteceu a formatura, realizou o cadastro dos jovens no sistema Mais Emprego e emitiu documentos como a carteira de trabalho.
“O apoio do SineBahia é mais um passo para esses jovens. Além das orientações garantidas durante o curso, eles estão tirando a carteira de trabalho e os documentos pendentes para estarem aptos a disputarem as vagas que quiserem. No Mais Emprego, eles vão poder pesquisar vagas e terão a possibilidade de serem encaminhados [para as seleções]”, ressalta o coordenador de Unidades de Atendimento ao Trabalho da Setre, Julio Batista. Esta foi a terceira turma do Qualifica Jovem, que já havia formado outros 287 jovens em Fazenda Coutos. (SECOM)