NotíciasSalvadorSaúdeSem categoria

Prefeitura promove Semana de Sensibilização da Doença Falciforme no Center Lapa

Resultado de imagem para Doença Falciforme
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal), montará, a partir desta terça-feira (18), um estande no Shopping Center Lapa para alertar a população sobre o problema. O objetivo é divulgar e disseminar o conhecimento sobre Doença Falciforme para a população a partir de diversas estratégias educacionais e de comunicação, possibilitando o diálogo e a interação.

A ação segue até o próximo sábado (22). Nesse período, serão promovidas palestras ministradas por profissionais de saúde, diálogos com portadores do agravo, além de coleta para eletroforese, exame que detecta a doença falciforme em adultos. “Nesta semana, pretendemos estabelecer um marco na ampla comunicação e interação social com a temática da Doença Falciforme na Bahia”, afirmou Marivone Monteiro, coordenadora do Campo Temático da patologia no município.

Dados
 – Uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, a doença falciforme apresenta, já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes. A herança do gene da hemoglobina S faz com que, em determinadas circunstâncias, as hemácias – que normalmente são em forma de disco – adquiram formato de foice. Tornam-se rígidas, obstruindo os vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue.

Cerca de 3,5 mil crianças com o problema nascem por ano no país, sendo o município de Salvador o que apresenta a maior incidência: um a cada 650 nascidos vivos possui a doença falciforme. Para ampliar o acesso e garantir a assistência integral ao portador da patologia na capital, a atual gestão implantou dois Ambulatórios Municipais Especializados em Doença Falciforme, na Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas. Lá os pacientes recebem acompanhamento de equipes multidisciplinares formadas por médicos hematologistas, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos.

AGECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *