MunicípiosNotíciasSem categoria

Pescadores de Cachoeira são cadastrados em programas sociais

Pescadores de Cachoeira são cadastrados em programas sociais

Os pescadores de Cachoeira (a 50 quilômetros de Salvador) serão cadastrados no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e encaminha-os para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual. A ação, uma iniciativa da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, será realizada na quarta-feira (26), na Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Cachoeira (ADEC). Os pescadores interessados devem comparecer à Rua do Porto, sem número, comunidade de São Francisco do Paraguaçu, das 8h às 17h.


Após o cadastramento, os pecadores poderão obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca. A DAP é indispensável para acesso a políticas públicas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Popular.
“Com a DAP o pescador é reconhecido como produtor rural e pode acessar diversos programas do governo federal para desenvolvimento da pesca e aquicultura, como financiamentos com baixa taxa de juros e programas de habitação popular”, afirmou o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. Para ter direito à Declaração, o pescador ou aquicultor deve ter a maior parte de sua renda obtida com a atividade da pesca ou aquicultura.


“O Governo do Estado tem intensificado as ações voltadas à estruturação da atividade pesqueira, e a emissão DAP é umas delas, pois além de viabilizar a realização de operações de crédito rural, também permite o acesso a documentos comprobatórios de suas atividades agrícolas, o que poderá ser utilizado, inclusive, para fins de aposentadoria”, disse o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.


Fonte: Ascom/Seagri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *