EducaçãoSem categoria

Inep nega que Enem deixará de dar acesso à universidade

Marcos Santos/USP Imagens
Uma publicação feita no Facebook pela União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta sexta-feira (9), repercutiu bastante entre os internautas. De acordo com o texto, “Maria Inês Fini, presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), defendeu que o Enem deve retomar a função de apenas” avaliar o ensino médio. Indo de encontro à publicação, o Inep garantiu que o exame nacional continuará servindo como forma de ingresso ao ensino superior, como ocorre atualmente.
De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, a presidente do Instituto, Maria Inês Fini, “em todas as suas declarações tem sido enfática que o Enem, a partir de 2017, precisa mudar, mas que isso não prejudicará os benefícios sociais gerados pelo Exame, tais como o acesso aos programas Sisu, Prouni e Fies”. A partir dessa conjuntura, existe uma grande chance da prova em si sofrer modificações em relação à abordagem das questões.
Nessa quinta-feira (8), durante a divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Maria Inês reforçou que o Enem precisa avaliar os estudantes do ensino médio e não apenas garantir uma seleção para ingresso nas universidades. Porém, a presidente do Inep garantiu que a edição 2016 permanecerá sem alterações. 
“O Exame não pode continuar sendo, com essa envergadura, um Exame de seleção nacional para o ensino superior, o que a gente quer é um exame que qualifique o desempenho e inclua todos, em que os jovens não percam as vantagens que já obtiveram os resultados do Enem, mas que ao mesmo tempo possa sinalizar para o ensino médio mudanças significativas ou aprofundamento de currículo”, declarou a presidente do Inep, durante coletiva de imprensa realizada em Brasília.
Ainda de acordo com Maria Inês, várias equipes do Inep estão estudando situações que culminarão nas mudanças da prova do Enem. Ao que tudo indica, as alterações deverão ser aplicadas já na edição do próximo ano. Sobre a prova deste ano, os feras responderão às questões nos dias 5 e 6 de novembro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 8 milhões de candidatos se inscreveram para o Exame.  (Leia Já)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *