Expectativa de inflação está no rumo certo
As projeções do mercado para a inflação do ano que vem estão se aproximando da meta do Banco Central. No relatório Focus desta semana, a mediana para a inflação de 2017 encolheu para 5,07%. O número ainda está acima do objetivo de 4,5%, mas o recuo aponta para o caminho certo. A expectativa é um dos fatores que o BC leva em consideração ao decidir sobre os juros.
Para 2016, a mediana também recuou, de 7,34% para 7,25%. O mercado calibrou as projeções porque o preço dos alimentos subiu menos em setembro, após o choque registrado nos últimos meses. O IPCA-15 do mês ficou em 0,23%, uma taxa menor que a esperada para o período; a previsão estava em torno de 0,35%. Se a tendência se mantiver, a missão do BC ficará menos difícil em 2017.
É nesse cenário que o Banco Central divulgará o Relatório de Inflação nesta semana. Os especialistas esperam que o documento traga indicações sobre os juros. Mesmo com a inflação menor nas últimas semanas, o BC tem repetido que uma queda na taxa Selic depende da aprovação do ajuste no Congresso. Os gastos do governo pressionam a inflação e dificultam a esperada queda dos juros.
Veja no gráfico que a projeção para o IPCA para 2017 esteve em 6% em abril, encolheu até junho e volta a cair agora.(Blog da Miriam Leitão)