EconomiaGeralNotíciasSem categoria

Itaú estima queda de 0,6% no PIB do segundo trimestre, a quinta seguida

Resultado de imagem para queda de 0,6% no PIB
O IBGE divulga o resultado do PIB do segundo trimestre no próximo dia 31, e a estimativa do Itaú Unibanco é de queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior. Se confirmada, será a quinta retração consecutiva, na maior sequência negativa da série histórica.
Há duas boas notícias nessa projeção, apesar do número vermelho. Depois de 10 trimestres seguidos de queda, os investimentos devem voltar a subir 1,5%, segundo o Itaú. A mesma coisa deve acontecer com a indústria, com alta esperada de 1,6%, depois de cinco trimestres de recuo.
Olhando para frente, a equipe econômica do banco enxerga sinais de estabilização da economia no segundo semestre. Ou seja, o PIB deve parar de cair. Por isso, as estimativas deste ano e do próximo devem ser revistas para melhor. Atualmente, os números são -3,5% para 2016 e 1% para 2017.
O grande problema, diz o Itaú, continua sendo a incerteza sobre a aprovação de reformas e de medidas do ajuste fiscal. Se houver frustração nessa agenda, a confiança, que subiu nos últimos meses, pode voltar a cair.(Blog da Miriam Leitão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *