Shoppings de Salvador vão ter que oferecer serviço de primeiros socorros


Os shoppings de Salvador terão, obrigatoriamente, que contar com um serviço de atendimento de primeiros socorros durante todo o horário de funcionamento dos centros de compras. A nova medida é com base em uma lei sancionada pelo prefeito ACM Neto que foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na sexta-feira (15).
De acordo com a lei, centros de compras com área bruta locável (soma de todos os espaços como lojas e quiosques) maior do que 20 mil m² devem ter um espaço físico específico para o atendimento de primeiros socorros. O local deve ser “de fácil acesso” e o atendimento será realizado gratuitamente, durante todo o período de funcionamento das lojas. Além disso, o shopping deverá disponibilizar um profissional capacitado para prestar os primeiros socorros e ter equipamentos necessários. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os ambulatórios serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária.
“Muitas vezes, as pessoas passam mal, têm algum tipo de mal estar ou alguma outra situação que pode ser resolvida nos primeiros socorros. Ou, então, vamos supor que alguém tenha uma parada cardiorrespiratória. O Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) vai demorar uns 10, 15 minutos para chegar. Talvez até mais, a depender da distância e do trânsito. Essa pessoa poderá até acionar o Samu de forma mais precisa, dando uma noção da gravidade da situação”, explica o coordenador do Samu em Salvador, Ivan Paiva.
De acordo com ele, a lei ainda precisa ser regulamentada, mas não soube informar o prazo para isso acontecer. Só a partir disso, será determinado quais profissionais poderão atender e quais equipamentos serão necessários. “Não está definido que tem que ser um médico, por exemplo. Tem que ser um profissional capacitado, mas pode ser um técnico em enfermagem ou um enfermeiro. Um desfibrilador também pode ser obrigatório para garantir o atendimento”, exemplificou.
Segundo o vereador Léo Prates, que fez o projeto da lei sancionada pelo prefeito ACM Neto, após um debate com bombeiros civis sobre incêndios, ele identificou que os shoppings não tinham um espaço para o atendimento de primeiros socorros. “Se alguém infarta lá dentro, tem que ter um profissional que faça esse atendimento. Começamos a analisar todas as situações”, explicou.
Os shoppingsO diretor de assuntos institucionais da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Cátilo Cândido, informou que os shoppings de Salvador já contam com atendimento de primeiros socorros. “Salvador tem, por mês, 12 milhões de visitantes nos shoppings. Por uma demanda de mercado, para atender melhor, a Abrasce já se adapta desde o início. Os shoppings têm uma estrutura de primeiros socorros, então a lei vem trazer uma demanda que temos na prática. Vamos cumprir, é positivo para a cidade, mas vamos usar a estrutura que a gente já tem e que é natural pelo número de visitantes”.
Segundo o superintendente do Shopping Barra, José Carlos Poroca, o shopping é um dos que já conta com o serviço – o espaço fica no piso L1, setor Norte, e tem mesas e cadeiras para atendimento, maca, pia para higienização, bebedouro, frigobar e equipamentos para os atendimentos de urgência.
“O referido posto de pronto atendimento é coordenador pela enfermeira Marcela Pereira, inscrita no Conselho Regional de Enfermagem, que, na qualidade de responsável técnica orienta e supervisiona o trabalho dos auxiliares de enfermagem. Além da enfermeira e dos técnicos de enfermagem, o Shopping Barra conta ainda com um corpo de bombeiros brigadistas, com treinamento em primeiros socorros e manutenção básica da vida”, declarou o superintendente, em nota. No Barra, ainda há carrinhos de primeiros socorros distribuídos em pontos do shopping, equipados com kits de primeiros socorros.
De acordo com a assessoria, o Salvador Shopping tem um posto de primeiros socorros, localizado no piso L2, que atende os clientes de segunda a domingo, das 8h às 23h. “O local possui materiais básicos de primeiros socorros e atendimento de um técnico de enfermagem. Ao todo, a equipe do setor é composta por seis funcionários”, completam, em nota.
No Salvador Norte Shopping, o posto de primeiros socorros foi instalado no piso L1 desde o início da operação do centro. Segundo o estabelecimento, o espaço tem quatro funcionários e um técnico de enfermagem faz o atendimento, durante o horário de funcionamento do shopping.
O Shopping Bela Vista também informou que já atende a todos os requisitos da lei. Em nota, o Shopping Itaigara informou que, apesar de ter cerca de 13 mil m² de área bruta locável, o estabelecimento oferece, há três anos, o serviço de pronto atendimento, com equipamentos como desfibriladores, maca rígida, oxímetro e talas de imobilização. (Correio)

