EsporteSem categoria

Metrô terá esquema especial durante os Jogos Olímpicos

O metrô será o principal condutor dos torcedores para a Arena Fonte Nova, em Salvador, durante as Olimpíadas, quando o estádio será palco de 10 jogos de futebol. Detentor de ‘medalha de ouro’, por conta do elogiado funcionamento durante a Copa do Mundo de 2014, o metrô tem duas estações – Brotas e Campo da Pólvora – nas proximidades da Fonte Nova, o que facilita a vida dos torcedores que irão aos jogos.

“Assim como na Copa do Mundo de 2014, o metrô terá papel fundamental na locomoção dos torcedores durante os jogos. E esse papel será ainda mais importante, porque, diferente da Copa, a cidade não terá feriados nos dias de jogos. Então, o metrô será o meio que transportará os torcedores com a maior previsibilidade e pontualidade”, destaca a superintendente de mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes. 

Nos dias de jogos em Salvador, o metrô vai manter o horário normal de funcionamento – das 5h à 0h –, mas contará com um reforço no número de trens a partir da estação Acesso Norte. O reforço reduzirá o intervalo de espera entre um trem e outro, após as partidas, quando todos os usuários saem ao mesmo tempo da Arena. 

Além da rapidez, o esquema especial de transporte envolvendo o metrô vai proporcionar mais comodidade. Os torcedores podem deixar os carros no estacionamento do Shopping Bela Vista, que fica ao lado da estação Acesso Norte. Também haverá uma área, na estação Acesso Norte, exclusiva para o desembarque de passageiros, ou seja, o torcedor pode pegar uma carona até o local e embarcar no metrô. 

Mais conforto e menos esforço

Por razões de segurança, o Comitê Olímpico Local (COL) determina um perímetro de isolamento ao redor do estádio, realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). A partir do raio determinado, ruas serão fechadas e, consequentemente, sem circulação de veículos. O acesso, portanto, será viabilizado com transporte público. Além do metrô, a Prefeitura de Salvador definirá a logística dos ônibus durante o evento.

Manual Vá de metrô na Olimpíada
Onde embarcar: 
O torcedor poderá desembarcar na estação Campo da Pólvora ou na estação Brotas, a depender do setor do ingresso. Torcedores com ingressos dos setores Oeste e Sul devem dar preferência à estação Brotas. Já aqueles que vão ficar nos setores Leste e Norte devem priorizar a estação Campo da Pólvora. 

Horário de funcionamento: O metrô funcionará em horário normal, das 5h à 0h. No dia do jogo Brasil e Dinamarca, a estação Campo da Pólvora estará aberta para embarque até à 1h. 

Quanto custa: A passagem de metrô custará o mesmo valor que é praticado atualmente: R$ 3,30. Também será possível fazer a integração entre metrô e ônibus, pagando apenas uma passagem, com as 150 linhas urbanas que participam do sistema integrado. Neste caso, é necessário ter um cartão do metrô ou o SalvadorCard. Quem vem da Região Metropolitana de Salvador (RMS) também poderá chegar ao metrô com uma das 19 linhas metropolitanas que fazem integração com o sistema, pagando apenas o valor da tarifa do ônibus da cidade, em um intervalo de até três horas.

Quem pode usar o metrô durante as Olimpíadas: Aberto ao público. As estações e trens são totalmente acessíveis com rampas, escadas rolantes, elevadores, rota tátil, banheiro adaptado e uma equipe de agentes capacitada para atender a demanda extra.

Quem joga e quando na Arena Fonte Nova: A Arena Fonte Nova vai receber 10 partidas de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão sete jogos masculinos e três femininos, do quais um é da Seleção Brasileira Masculina – contra a Dinamarca, no dia 10. A primeira rodada dupla será no dia 4 de agosto, com as seleções masculinas de Fiji e Coreia, às 17h, e do México e Alemanha, às 20h.(SECOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *