NotíciasSalvadorSem categoria

Transalvador inicia estudos para implantar semáforos inteligentes

Estudos preliminares de engenharia de tráfego para implantação de rede de semáforos inteligentes na cidade, nos moldes dos sistemas de Madri (Espanha) e Moscow (Rússia), já foram iniciados pela Transalvador. Para isso, câmeras foram instaladas desde a Av. Anita Garibaldi até a Ligação Iguatemi-Paralela, em dez pontos estratégicos. O investimento para essa estrutura será de R$ 12,6 milhões, como contrapartida dos shoppings centers pela autorização para cobrança de estacionamento.
Filmagens, medições, contagens e simulações de trânsito irão quantificar carros nas vias, picos de fluxo, período de trajetos, ciclos semafóricos, além do tempo e intervalos de travessia de pedestres. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, explica que o sistema requer cálculos prévios, “necessários também à avaliação dos resultados, antes e depois”.
Os dados colhidos serão inseridos em um banco, espécie de memória do comportamento do tráfego de Salvador, simulando cenários novos, com programações e planos semafóricos a serem aplicados automaticamente nas vias de Salvador, através de sensores. “Essa é a primeira etapa. Ainda serão feitas obras de estrutura até a instalação dos equipamentos”, frisou Fabrizzio.
Apesar da tecnologia empregada, a atuação humana é necessária no dia a dia. O sistema leva em consideração medições prévias e a realidade do momento, como um acidente e um congestionamento atípico, assimilando os comandos dos operadores e projetando mudanças automáticas em casos semelhantes. O controle será feito no Núcleo de Operação Assistida (NOA), que receberá a nova ferramenta.
Técnicos da área explicam que os semáforos de Salvador funcionam hoje com programações previamente estabelecidas, pouco variáveis, aplicadas por faixas de horário, o que torna a sincronia entre eles falha e imprecisa. O novo sistema semafórico envolverá 45 cruzamentos, com 26 equipamentos de controle dos tempos de cerca de 90 sinaleiras, desde a região dos Barris até a Av. Luiz Viana Filho (Paralela), passando por importantes corredores, como as av. Anita Garibaldi e ACM, na região do Shopping da Bahia.
AGECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *