NotíciasSalvadorSem categoria

​Codesal diploma voluntários dos núcleos comunitários

Voluntários comunitários da Defesa Civil de Salvador (Codesal) receberam nesta sexta-feira (10) os seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas. Realizada no Instituto de Previdência do Salvador (IPS), situado em Nazaré, a cerimônia reuniu participantes de quatro comunidades: Pedro Ferrão, localidade que fica entre a Liberdade e São Caetano; rua Mamede (Alto da Terezinha); Bom Juá e Baixa de Santa Rita (Pau da Lima).
A cerimônia de entrega dos certificados, que contou com a participação do diretor da Codesal, Álvaro da Silveira Filho, e da coordenadora de Ações Preventivas e Redução de Riscos, Gabriela Morais, encerrou a primeira fase do trabalho de mobilização das comunidades, que consiste na instalação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Eles agora prosseguem com outras ações dando às comunidades maior protagonismo.  
Nessa fase inicial, os técnicos da Codesal identificaram lideranças e realizaram a mobilização comunitária a partir do curso de formação com módulos sobre primeiros socorros, estrutura da Defesa Civil e percepção de riscos. Dessa forma, os participantes se tornam agentes voluntários preparados para multiplicar as informações destinadas à diminuição dos impactos em casos de desastres naturais. 
“A partir de agora vocês representam a Defesa Civil em suas comunidades e têm a responsabilidade de continuar a atuação como multiplicadores das nossas ações educativas como também nos deixar sempre alertas sobre as demandas de vocês”, disse a subcoordenadora de ações sociais e educativas da Codesal, Rita Moraes, na abertura da cerimônia de certificação.
A assistente social e chefe do setor de Gestão dos Núcleos Comunitários e Voluntariado, Marizete Moitinho, destacou a importância da parceria entre a Codesal e a comunidade, que é a base dos núcleos. “Esta é a primeira fase de um trabalho conjunto e dinâmico que está fortalecendo os laços que criamos”, completou.
Animação – Antes de receber os certificados, os voluntários assistiram vídeos que contam a história da mobilização em cada uma das comunidades, inclusive com a realização dos simulados que são exercícios práticos que mostram o que fazer em casos da necessidade de abandono de uma área.
“Foi muito bom aprender sobre primeiros socorros e saber qual o comportamento que se adota em uma emergência”, disse Vanessa dos Santos, integrante do Nupdec localizado na Baixa de Santa Rita. Para Maria Socorro de Oliveira, que integra o Nupdec de Bom Juá, participar dos cursos e realizar exercícios práticos foi uma experiência gratificante. “É bom estar envolvida na organização das atividades. Para o simulado, por exemplo, fomos de casa em casa, marcamos as que iriam participar e no dia da realização deu tudo certo”, disse.
A cerimônia contou ainda com uma apresentação musical realizada pela assistente social Nádia Rangel, que participa do setor de Gestão dos Núcleos Comunitários e Voluntariado da Codesal, acompanhada por um colaborador externo, Luiz Américo. O repertório começou com MPB, mas terminou em forró já no embalo do calendário junino.
Inspiração – Durante as palestras do módulo sobre percepção de risco, os integrantes do Nupdec sediado em Pedro Ferrão (Liberdade/São Caetano) tiveram uma ideia: criar uma associação para defender os interesses da comunidade. Fundada em abril, a Associação dos Moradores do Bairro São Domingos e Adjacências (Ambsda), que já tem uma sede, mobilizou a comunidade para uma ação com exames para medir glicemia e até um mutirão de combate a catarata que atendeu 80 pessoas.
          
AGECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *