NotíciasSalvadorSem categoria

Governo lança edital de arrendamento de Terminal Marítimo de Salvador

O governo federal publicou na terça-feira (29) no Diário Oficial da União o edital de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros e Receptivo Turístico de Salvador. A publicação foi feita no dia do aniversário da capital baiana. 
Segundo o edital, publicado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o futuro arrendatário irá investir R$ 7 milhões na implantação de serviços para dar mais conforto aos visitantes. Previsto para ser inaugurado em agosto de 2014, a tempo da Copa do Mundo, o terminal nunca funcionou, embora estivesse concluído desde aquela data. 
O leilão está previsto para o dia 24 de maio, na sede da Antaq em Brasília. Para representantes de empresas do setor de turismo que atuam em Salvador, o lançamento do edital é uma boa notícia que aponta para a  viabilização de um equipamento importante para a cidade. Porém, sobram críticas à demora de quase dois anos para a adoção da medida e à estrutura do equipamento. 
Passagem“Infelizmente, toda aquela área construída só serve de passagem. Trata-se de um investimento que até hoje não dá rentabilidade para o governo e poderia ter complexo gastronômico, lojas, feiras, e até espaço para eventos”, afirma o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Silvio Pessoa.
“O Terminal tem limitações, como a área de estacionamento que é pequena e termina por formar longas filas para desembarque quando os navios chegam de vez. Indiferente disso, foi um alto investimento que precisa ser melhor aproveitado”, completa.
Outro ponto de crítica é em relação ao poder concedido à empresa vencedora do edital. Para o presidente do Salvador Destination – entidade que reúne os principais hotéis de Salvador -, Paulo Gaudenzi, a empresa que vencer a licitação deveria ter mais respaldo e trabalhar para promover Salvador como destino turístico. 
“Deveria ser uma concessão não apenas para implantação de serviços, mas também para atrair mais navios e passageiros”, argumenta. Segundo Gaudenzi, o arrendamento do terminal e a implantação de restaurantes e demais estabelecimentos devem contribuir com a revitalização da área do Comércio. Sobre o equipamento, a opinião de Gaudenzi é a de que a estrutura deixa a desejar.
“A estação é nova, mas já nasceu velha, pois não foram implantadas as pontes de atracação para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Os melhores portos do mundo já oferecem essa tecnologia”.
ConstruçãoConstruído pela Codeba,  ao custo de R$ 40 milhões, o Terminal Marítimo de Passageiros tem área superior a 7,6 mil m ², dividida em 3 pavimentos. Além do espaço para embarque e desembarque de passageiros, controle de migração e alfândega, o espaço deverá receber  restaurantes e lojas de conveniência a serem administrados pela empresa vencedora do leilão. 
Governador diz que  equipamento dá mais conforto aos turistasO governador Rui Costa destacou ontem que o arrendamento do terminal de passageiros do Porto de Salvador dará mais conforto aos turistas, aumentando a satisfação daqueles que visitam a capital baiana. “A recepção do Porto não era tão boa se comparada com alguns aeroportos do país”, afirmou.
O governador disse ainda que o boca a boca entre os turistas vai aumentar o número de visitantes atraídos para Salvador, e que a operação do equipamento vai gerar empregos e dar mais uma opção de lazer para os soteropolitanos. 
“Com os novos serviços, lojas e restaurantes que serão implantados, vamos gerar mais empregos. Vamos estimular que o equipamento também seja um espaço aproveitado pelo público de Salvador”, disse.  Já para o presidente da Codeba (Companhia das Docas da Bahia), José Muniz Rebouças, o terminal tem um potencial muito grande.
“Salvador é o primeiro destino no Nordeste e hoje temos um equipamento à altura dos interesses turísticos”, falou. “Com o leilão, a empresa entrará com a expertise de exploração desse equipamento não apenas para a questão turística, mas também na utilização do espaço como elemento de entretenimento, tanto para turistas quanto para os cidadãos de Salvador”, completou. (Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *