50% dos aparelhos Windows Phone não podem fazer o upgrade para o Windows 10
Uma pesquisa realizada pela AdDuplex mostra que 50% dos aparelhos Windows Phone já nas mãos dos consumidores não vão ganhar o upgrade para o Windows 10 Mobile. Entre os motivos para isso está o fato de que muitos modelos — entre eles o popular Lumia 520 — não possuem o hardware adequado para trabalhar com a nova versão do sistema operacional.
Embora inicialmente a Microsoft tenha prometido que ia atualizar todos os aparelhos possíveis, aparentemente a empresa mudou um pouco seu foco. Tudo indica que a resposta às builds oferecidas através do programa Windows Insider atualmente tem um papel essencial na hora de determinar os gadgets que vão ganhar a nova versão da plataforma.
Esse é um dos motivos pelos quais aparelhos teoricamente compatíveis com o Windows 10 Mobile, como os Lumia 920, 1020 e 1320, não estão programados para receber o upgrade. Respondendo a comentários de consumidores no Twitter, o vice-presidente de Engenharia de Software do Windows 10, Gabriel Aul, afirmou que aqueles que não vão receber a atualização final podem continuar usando a Build 10586 do software a partir do programa Windows Insider, caso assim desejem.
A decisão da Microsoft não deve agradar muitos consumidores, visto que grande parte deles foi convencida anteriormente de que seus aparelhos receberiam o upgrade. Ao atribuir a “culpa” da situação à grande quantidade de erros relatados, a empresa parece estar admitindo que não pode — ou não está disposta a — lidar com as correções necessárias.
Segundo a AdDuplex, o Lumia 520 detém 12,9% do mercado do Windows Phone, sendo seguido pelo Lumia 525 (11,7%) e pelo Lumia 630 (8,6%). O aparelho recente mais popular é o Lumia 640, que cresceu em 1% sua participação de mercado durante o último mês.
FONTE(S)
- PHONE ARENA/ALAN F.
- SOFTPEDIA/COSMIN VASILE(Tecmundo)