Regata internacional chega à Baía de Todos-os-Santos a partir de terça-feira
Cerca de 20 embarcações, de 15 países, começam a chegar ao Terminal Náutico, em Salvador, a partir de terça-feira (26). Essa é a quinta vez que o Rali Náutico World Arc, no estilo Cruzeiro de Aventura, passa pela Bahia. O Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), apoia atividades programadas para o período em que os tripulantes estiverem ancorados na Baía de Todos-os-Santos (26 de janeiro a 4 de fevereiro).
A Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb) está responsável pela programação para o período de permanência dos velejadores em Salvador. Estão previstas atividades como receptivo à tripulação, realização de palestras e solenidade de premiação, marcada para o último dia em que as embarcações ficam na Bahia.
A Regata World Arc Cruising Club possui um percurso intercontinental. Os 150 velejadores participantes desta edição saíram de Santa Lucia, no mar do Caribe, tendo como rota o Panamá, Galápagos, Tahiti, Bora Bora, Fiji, Ilha de Darwin, Mauritius, África do Sul e Brasil (Bahia), último local de parada dos veleiros antes de retornarem a Santa Lucia.
A Baía de Todos-os-Santos possui um grande potencial para a prática de esportes náuticos. Desde 2007, ela está presente na rota das grandes regatas, graças às articulações feitas pelo Governo do Estado para atrair competições nacionais e internacionais, a exemplo da Regata Aratu/Maragogipe; Rallye des Iles du Soleil; Mini Transat 6.50; Regata Heineken Cape to Bahia; Charente-Maritime/Bahia Transat 6.50 e a própria Word Arc, além de duas edições do Cruzeiro Costa Leste (que aconteceu em 2008 e 2010). O apoio financeiro da Sudesb é de R$ 21,1 mil, que estão sendo aplicados no material promocional e premiação do Rali Náutico World Arc.
(SECOM)